Um suposto “tornado” assustou moradores de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (10). Segundo meteorologistas o fenômeno que apareceu no Balneário Rainha na verdade se trata de uma tromba d’água.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, explica que o tornado e a tromba d’água são fenômenos parecidos. A diferença é que o primeiro acontece sobre o continente e o segundo sobre uma superfície de água. 

— A tromba d’água se forma através de uma nuvem de tempestade, onde a gente tem vento ascendente e descendente. Isso cria uma rotação dentro da própria nuvem, e muitas vezes, essa rotação vem da base da nuvem em direção ao solo. A gente enxerga porque é como se o vento sugasse um pouco de água e daí cria aquele funil — explicou.

Conforme a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, a tromba d’água possui ventos menos intensos que de um tornado, mas também pode causar estragos em menor proporção.

— A tromba d´água tem pouca altura e menos energia que um tornado, e seu tempo de duração também é muito menor. Ainda assim, no seu deslocamento pode causar danos ou até virar embarcações de pequeno porte, principalmente ao atingir as margens — disse. 

> Epagri desmente ‘minitsunami’ na Praia do Santinho, em Florianópolis

Segundo a meteorologista, esse fenômeno é comum no verão, devido ao maior aquecimento da água. Porém, como a tromba d’água tem uma duração curta, os registros com fotos e vídeos não são tão frequentes.

Leia mais:

Cardume de raias aparece no mar de Balneário Camboriú; veja vídeo

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Vespas asiáticas “assassinas” são encontradas pelo mundo