A noite desta quinta-feira reuniu no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, alguns dos melhores exemplos de pessoas e ações de Santa Catarina. A cerimônia do Troféu Viver SC homenageou cinco personalidades que levam o nome do Estado para todo o Brasil e também o morador de Criciúma Almir Fernandes de Souza que recebeu a homenagem por estar engajado em ações que melhoram a qualidade de vida catarinense.

Continua depois da publicidade

Confira a página especial do Viver SC

O evento também marcou o encerramento da terceira temporada do Viver SC, projeto de iniciativa do Diário Catarinense, que tem como objetivo mostrar pluralidade cultural da região. A cerimônia foi uma constante troca de ideias, contatos e experiências entre que estava presente. Cada um contava parte de sua história e saciava a curiosidade do próximo.


Conheça os cinco homenageados do Troféu Viver SC

Foram duas horas de celebração e descoberta de ações que podem inspirar melhoras ainda maiores em Santa Catarina. Almir Fernandes de Souza foi o primeiro grande nome da noite a ser homenageado. O catarinense foi escolhido entre os melhores exemplos de pessoas que a equipe de reportagem do Diário Catarinense, formada por Karine Wenzel, Marco Favero e Rafael Kock encontraram durante os trabalhos em todo o Estado.

Glauco José Côrte: educação em escala industrial
Bruna Linzmeyer: a bela catarina
Colombo Salles: uma ponte com a história
Sônia Hess de Souza: vestida para decidir
Juarez Machado: uma força criativa


Souza tem 53 anos e está envolvido atualmente com 13 projetos e campanhas sociais, que vão desde doação de sangue e córneas até a prevenção de suicídio. Mas foi, principalmente, pela iniciativa Farmácia Solidária, que chamou a atenção do público.

Eleito pela votação popular e pela comissão de profissionais do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e do Social Good Brasil (SGB), ele recebeu o prêmio por fazer com que remédios chegassem a quem precisava. A Farmácia Solidária conta com a parceria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (responsável pela triagem e entrega de medicamentos) e postos de saúde (pontos de coleta). Souza pega esses medicamentos e distribui medicamentos no Sul de SC.

—Durante meu trabalho no Instituto Médico Legal de Criciúma eu percebi o quanto a vida é breve e pode escapar em instante. É preciso fazer valer a pena a nossa passagem aqui e ajudar os outros nesse objetivo — conta Souza.

O evento também contou a apresentação artística dos bailarinos da Escola Bolshoi, do violinista Felipe Coelho e da cantora Giana Cervi, que intercalaram as homenagens.

Homenagens às personalidades

Após a encenação de trechos dos célebres espetáculos Carmen e Quebra-Nozes do Bolshoi, começaram as homenagens às personalidades catarinenses. A primeira delas foi para a atriz Bruna Linzemeyer.

—Fico feliz com a premiação. Santa Catarina é um lugar muito bonito e querido no Brasil. Somos um lugar de gentilezas — disse a atriz, que aos 23 anos leva na bagagem cinco novelas (todas na Globo), quatro filmes, duas peças de teatro e participações em seriados.

Na sequência foi homenageado o político catarinense Colombo Machado Salles. Prestes a completar 90 anos no próximo dia 20, o engenheiro foi governador entre 1971 e 1975. Salles foi responsável pela inauguração da segunda ponte para desafogar o trânsito intenso da Hercílio Luz. Durante sua gestão foram implantadas 85 mil linhas telefônicas no Estado, além do aterro da Baía Sul e as rodovias SC-401 e SC-404.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o empresário Glauco José Côrte foi o terceiro nome homenageado da noite. Ele nasceu em Timbó e é reconhecido por sua atuação no setor industrial, que à frente da Fiesc tem sido marcada pelo movimento Santa Catarina pela Educação.

Artes

Depois das indústrias foi a vez de lembrar da arte de Juarez Machado, artista plástico natural de Joinville. Formado na Escola de Música e Belas-Artes do Paraná, viveu a efervescência cultural dos anos 1960 no Rio de Janeiro. Machado também participou da criação do Fantástico, em 1973, e fez um quadro de humor na TV nas noites de domingo.

—Disseram que só tinha um minuto, mas é difícil. Qual o catarinense quem não gosta de falar? Infelizmente não vou poder contar algumas histórias, mas vou pintá-las, prometo — brincou o irreverente artista que arrancou risos da plateia.

Causas sociais

O último catarinense homenageado da noite foi a ex-presidente da maior fábrica de camisa da América Latina e eleita pela revista Forbes a sexta mulher de negócios mais poderosa do Brasil. Sônia Hess de Souza nasceu em Luiz Alves e após 12 anos como executiva deixou a companhia quando a Dudalina foi vendida para o grupo Restoque, em 2014.

Hoje, é consultora da empresa internacional Warburg Pincus e se desdobra na atuação em grupos voltados para causas sociais, como o Mulheres do Brasil, e como mentora do programa Winning Women, de apoio ao empreendedorismo feminino.

—Vejo a mulher catarinense com uma grande vontade, conhecimento e potencial para empreender. Uma garra para fazer acontecer aquilo que deseja — avalia Sônia, que associa o espírito empreendedor à formação familiar junto a mãe, pai e 15 irmãos.

Também lembrados

Além de Almir Fernandes de Souza e das cinco personalidades que receberam o Troféu Viver SC, também foram lembrados como exemplos de catarinenses outros 24 cidadãos de todo o Estado: Adamir Rodrigues WestFal, Altair Gaideinski Béger, Amada Lyssa, Ana Clara Ávila, Célio da Silva, Charles Zimmermann, Cide Damiani, Clair Doriva, Conni Baugarte, Edeltraud Pierozan, Hélio Antunes de Souza, Jeane Moura, João Bernartt, João Vitor Loch e Tatiana Solanca, Leandro Beninca, Ludmila Sinelnikova, Manoel Correa, Maria de Lourdes, Mário Klemann, Nerino Furlan, Padre Cleto João Stulp, Rafael Biasotto, Valdir Marical, Wherner Thales.

O dramaturgo Álvaro de Carvalho, que dá nome ao teatro onde foi realizada a homenagem, também foi lembrado. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin recebeu o prêmio e agradeceu a todos que trabalham pela cultura catarinense.

Continua depois da publicidade

Além das personalidades, outros cidadãos de todo o Estado foram homenageados nesta quinta-feira Foto: Marco Favero / Agencia RBS