Nada de falta de leitos, de asfaltamento ou falta de creches. As luzes apagadas em postes em Joinville estão no topo das reclamações que chegam por meio da Ouvidoria da Prefeitura. Dos 12.518 pedidos feitos nos últimos sete meses, 11,2% foram sobre troca de lâmpadas queimadas ou estragadas.

Continua depois da publicidade

Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram fiscalizações sobre limpeza em terrenos (5,5%) e fiscalizações em residências (3,9%). A Ouvidoria é um canal de contato do cidadão com o poder público. Por meio dela, é possível fazer reclamações, denúncias, sugestões, elogios e pedidos de informação.

O contato pode ser feito pelo número 156, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo site da Prefeitura, durante 24 horas por dia. Os pedidos são encaminhados às secretarias para serem apurados, solucionados e respondidos no prazo de 20 dias úteis.

No caso das lâmpadas queimadas, as reclamações são encaminhadas à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). No entanto, o órgão é responsável apenas pela fiscalização da ocorrência, pois o serviço é realizado por uma empresa terceirizada. De acordo com a Prefeitura, todos os dias há lâmpadas que queimam e diariamente ocorre a troca delas.

Continua depois da publicidade

A Seinfra, aliás, é a pasta que mais recebe ocorrências da Ouvidoria, o que representa 44% do total. Isso porque das dez solicitações mais frequentes feitas pelos cidadãos seis são destinadas às gerências do órgão.

Além da troca de lâmpadas, também é de responsabilidade da Seinfra a fiscalização de limpeza de terrenos particulares, a fiscalização em residências, falta de alvarás em empresas, manutenção de buracos em ruas de asfalto e vistoria de alvarás em obras.

Duas das dez principais solicitações feitas durante o período da análise são de competência da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O órgão, que ocupou o segundo lugar no ranking, recebeu 14,2% das ocorrências. Entre elas, estavam o pedido de fiscalização de poluição sonora, e de maus tratos a animais.

Continua depois da publicidade

Confira dados sobre os pedidos feitos à Ouvidoria da Prefeitura:

Atendimento em postos de saúde

O levantamento também apontou que as questões relacionadas ao atendimento em postos de saúde do município totalizaram 3,6% das reclamações, ficando em 5º no ranking.

Com isso, a Secretaria da Saúde foi a terceira pasta a receber mais ocorrências no período, com 13,8% do total. Para completar a lista das dez reclamações mais recorrentes feitas à Ouvidoria, em 9º lugar ficou o pedido por manutenção de boca-de-lobo.

Durante esses sete meses, a Ouvidoria recebeu, em média, 1,8 mil solicitações por mês e 79% delas foram feitas pelo telefone. Pela internet, foram apenas 21%. Das 12.518 ocorrências abertas, 78% delas já foram respondidas.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Ouvidoria, a maior parte das solicitações que não foram respondidas foi aberta em janeiro deste ano e ainda está dentro do prazo de resposta. Além disso, há questões que não foram respondidas no prazo estabelecido por demandarem análises mais complexas dos órgãos competentes.

Com a criação da Secretaria de Serviço Públicos e Meio Ambiente (SSPMA), que vai abranger setores de fiscalização que hoje pertecem à Seinfra, Fundema e Ittran, a Ouvidoria prevê uma maior demanda para este órgão e, por isso, já está fazendo um planejamento.

Como fazer uma reclamação, denúncia, solicitação ou elogio?

Através do número 156 ou pelo site www.joinville.sc.gov.br. O cidadão tem de preencher um cadastro com dados como nome, CPF, endereço e telefone, que é necessário apenas na primeira vez que a pessoa acessa o sistema. Se o contato for por telefone, o atendente registra a ocorrência.

Continua depois da publicidade

Pela internet, o cidadão descreve diretamente no sistema sua solicitação. Ao fim do dois processos, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar a demanda.

Por que são pedidos dados pessoais como o CPF?

Os dados são apenas para controle interno da Ouvidoria. Nenhum órgão do poder público municipal tem acesso a eles. É comum o cidadão pedir o anonimato. Apenas a solicitação chega até os órgãos.

O pedido dos dados também visa evitar a falsidade ideológica, permite consultar solicitações feitas antes pela mesma pessoa e facilita com que a Ouvidora entre em contato com o cidadão para informar a resposta.

Continua depois da publicidade

Qual é o encaminhamento dado a partir do momento em que o cidadão faz um registro de ocorrência?

A ocorrência é repassada ao órgão da Prefeitura responsável, que analisa e procura uma solução ou incluí no planejamento interno. O encaminhamento dado é respondido ao sistema da Ouvidoria.

O que é importante saber ao entrar em contato com a Ouvidoria?

É importante ser claro. Em caso de pedidos mal explicados, os órgãos podem pedir mais informações para o cidadão, causando mais demorar na respota. Em relação às fiscalizações, manutenções de estruturas públicas ou outras solicitações que envolvam um local físico (rua, residência, empresa) é fundamental descrever o endereço com nome da rua e número correto, ponto de referência e outras informações solicitadas. Isto facilita e otimiza o trabalho das equipes de fiscalização.

Por que tenho dificuldade de ligar para o 156?

A Ouvidoria recebe, em média, 120 solicitações por dia, das mais simples, que demoram apenas alguns minutos, às mais complexas, que exigem maior tempo de conversa. Além disto, sempre há atendentes ligando para cidadãos para informar a resposta de solicitações, o que ocasiona momentos de congestionamento nas linhas. O número de solicitações também é maior pela manhã, principalmente das 8 às 11 horas. Ligar em outros horários facilita o contato.

Continua depois da publicidade

Ser rápido e ter clareza na solicitação facilita o trabalho do atendente e libera a linha. Neste sentido, a Ouvidoria pede que cidadãos evitem de querer conversar com os atendentes sobre assuntos que não tenham a ver com sua solicitação.

Se a solicitação envolver mais de um pedido, também deve-se procurar relatá-los com clareza e em detalhes. Solicitações generalistas, como por exemplo dizer que “todas as ruas estão ruins”, não ajudam os órgãos competentes dentro da estrutura municipal a solucionar um problema em específico.