Papel e caneta em um bolso, dezenas de figurinhas no outro e um álbum ainda incompleto debaixo do braço. Tablets, celulares ou smartphones por algumas horas ficam totalmente esquecidos. Redes sociais? Só depois de trocar algumas figuras repetidas por aqueles craques que ainda faltam na seleção favorita de cada um – e de riscar na folhinha cada jogador a menos para preencher as 75 páginas da publicação.

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Esse é o cenário que se repete todos os dias na praça de alimentação do supermercado Angeloni, no Centro de Itajaí, que há algumas semanas se tornou ponto de encontro para quem tem no álbum da Copa do Mundo uma tradição tão forte quanto a do próprio Mundial. Crianças, adolescentes e adultos de todas as idades se encontram e se divertem com a troca de figurinhas que ganha o Brasil de quatro em quatro anos, em um fenômeno que só a Copa do Mundo é capaz de promover.

Gustavo da Costa Schnaider tem só 11 anos, mas já vai para o terceiro álbum. Depois de comprar muitos pacotes nas bancas – e encontrar inúmeras figurinhas repetidas – ele espera terminar a coleção com as trocas. O bilhete com os números das ilustrações faltantes mostra que a procura deve continuar por algum tempo, mas a espera pouco importa para o garoto.

– Ainda preciso de bastante figurinhas, mas aqui sempre tem gente pra trocar. Estou vindo há alguns dias e sempre encontro uma ou outra que estava faltando – comenta.

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Rotina informal

A praça de alimentação virou naturalmente um local de encontro. Ninguém combina nada pela internet e a maioria das pessoas que vai ao supermercado não se conhece antes de começar as “negociações” pelas imagens dos atletas das 32 seleções. O “evento” geralmente começa entre 17h30min e 18h, horário em que as crianças e jovens estão saindo das escolas e os adultos estão terminando o expediente no trabalho.

– Faz umas três semanas que venho aqui e a gente sempre sabe que vai ter alguém trocando. É uma coisa informal, mas que já virou rotina – considera Lucas da Silva, de 15 anos.

A febre das figurinhas neste período é tanta que quase ninguém se importa com a utilidade do material depois da competição. Se em outras publicações como as do Campeonato Brasileiro a procura é baixa, na Copa do Mundo a publicação é encarada como uma relíquia, uma lembrança para a vida toda.

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– Já tenho outro álbum da Copa guardado e o legal é só completar mesmo, é conseguir todas as figurinhas – destaca Pedro Henrique Serafim Marques, de 15 anos.

Figurinhas para todas as idades

As crianças e adolescentes são os mais interessados na troca de figurinhas, mas muito adultos também se dedicam intensamente à brincadeira – seja para acompanhar os filhos ou pela vontade de completar o álbum do Mundial. Sérgio Luiz do Nascimento vai pelo menos uma vez por semana ao Angeloni em busca das ilustrações faltantes, e sempre sai de lá satisfeito com o resultado.

– Sempre gostei de colecionar e até já tentei fazer álbuns de motos e outras coisas, mas aí tem poucas pessoas pra trocar e fica difícil. Da Copa sempre tem mais gente e aqui no supermercado tem um movimento bom – afirma.

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Já Isabela Germani e Leni Tessele começaram a ir à praça de alimentação para levar os filhos e acabaram gostando da ideia. Hoje além de ajudar na busca por figurinhas para a criançada, elas tentam completar os próprios álbuns do Mundial.

– Não tem muita explicação. Acaba envolvendo toda a família e é uma coisa legal, diferente, que só acontece na Copa – diz Leni.

Balneário cria ponto para colecionadores

De olho na febre da Copa do Mundo, o Atlântico Shopping, em Balneário Camboriú, promove a partir do fim de semana uma ação de troca de figurinhas do Mundial. Acompanhando a demanda espontânea que estava começando a surgir no empreendimento, a gerência de Marketing decidiu criar um espaço especialmente para os colecionadores. Todos os sábados e domingos, começando neste fim de semana, das 15h às 18h, na Praça de Eventos do shopping, o público vai poder trocar figurinhas e até comprar aquelas que estão faltando para completar o álbum na banca de revistas.

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A iniciativa completa o espírito de futebol que há algumas semanas toma conta do local, com a franquia do Quiosque Oficial da Copa do Mundo. Próxima à entrada C do shopping, a loja vende bonés, bolas, canecas e souvenires oficiais do torneio, além de uma grande variedade de produtos com a temática do mascote Fuleco.