A cidade do Recife tem sido um dos maiores catalisadores de novas referências musicais do país nos últimos vinte anos. Amparada por uma forte lei cultural do estado de Pernambuco, muitas novas bandas saíram da capital pernambucana para o mundo. De lá, desembarca em Florianópolis o grupo Saracotia, que mistura elementos do jazz com diversas correntes do samba e do choro.

Continua depois da publicidade

Além de uma apresentação gratuita nesta sexta-feira, no Sesc Prainha, o trio Saracotia ainda dá outra oportunidade para o público florianopolitano com outra apresentação agendada para sábado, na Casa de Noca, na Lagoa da Conceição.

O Saracotia é formado por Márcio Silva na bateria, Rodrigo Samico no violão de sete cordas e Rafael Marques no bandolim, e vem à Capital para o lançamento de seu primeiro álbum homônimo. São composições que tem um pé fincado no choro e no samba, mas que flerta de maneira forte com o jazz-fusion.

O disco possui dez composições – oito músicas próprias e duas belas homenagens. A primeira para Jacob do Bandolim, com o Voo da Mosca e a outra com Spain, do jazzista americano Chick Corea.

Continua depois da publicidade

Um detalhe chama atenção no trabalho do trio recifense: o trabalho do contrabaixo, que “falta” em um grupo que trabalha com a execução de obras que transitam pelo território do fusion, tem seu vazio preenchido pelos belos arranjos do violão de sete cordas de Rodrigo Samico. O disco conta ainda com a caprichada produção do experiente músico pernambucano Jediel Dutra.

O álbum contou com patrocínio do Funcultura, do governo pernambucano e não deve em nada para as grandes gravadoras no que diz respeito ao projeto gráfico e finalização do material: um belo encarte com fotos bastante coloridas ilustra os créditos e agradecimentos.

O grupo, que trabalha na divulgação deste primeiro trabalho com apresentações em todo território nacional, tem recebido aos poucos destaque na imprensa por conta da execução precisa e minuciosa das faixas tanto ao vivo quanto no registro em estúdio.

Continua depois da publicidade

Agende-se

O quê: shows da banda Saracotia

Quando: sexta e sábado, dias 7 e 8 de dezembro

Onde: no dia 7, sexta, no Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro). No dia 8, sábado, na Casa de Noca (Av. das Rendeiras, 1176 – Lagoa da Conceição)

Horário: 20h (sexta) e a partir de 22h (sábado)

Valor: na sexta, gratuito (retirar ingressos no local até uma hora antes do show). Para o show de sábado, entrada a R$ 15 até a meia-noite.