Os norte-americanos Lars Peter Hansen, Eugene Fama e Robert Shiller foram anunciados nesta segunda-feira, dia 14, como os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2013. A Real Academia de Ciências da Suécia premiou o trio pelo trabalho pioneiro para identificar as tendências nos mercados financeiros.

Continua depois da publicidade

Os três foram premiados por suas “análises empíricas dos preços dos ativos”, destacou a Real Academia de Ciências de Suécia. Os trabalhos combinam o estudo “dos fatores de risco e do risco das atitudes” com “as tendências comportamentais e os atritos do mercado”, expôs o júri.

Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller confirmam o domínio norte-americano no Nobel de Economia

Foto: AFP

Embora seja impossível prever os preços das ações e das obrigações para os próximos dias e semanas, graças aos trabalhos de Fama, Hansen e Shiller “é possível prever a evolução geral destes preços em longos períodos, como os próximos três ou cinco anos”, destacou a Academia em seu comunicado.

Continua depois da publicidade

Fama e Hansen são professores da Universidade de Chicago e Shiller é professor da Universidade de Yale, em Connecticut. O prêmio de Economia é o único Nobel que não foi incluído inicialmente no testamento do criador destas premiações, o cientista e filantropo sueco Alfred Nobel.

O Banco Central sueco o criou em 1968 para celebrar seu tricentenário e ele foi concedido pela primeira vez em 1969. Os demais prêmios são entregues desde 1901. Os premiados com o Nobel recebem uma medalha de ouro, um diploma e uma recompensa financeira de oito milhões de coroas suecas (1,2 milhão de dólares, 910.000 euros).

Nos últimos 10 anos, o prêmio foi dominado pelos Estados Unidos. Confira a lista dos últimos laureados:

2012: Lloyd Shapley e Alvin Roth (Estados Unidos)

2011: Thomas J.Sargent e Christopher A. Sims (Estados Unidos)

2010: Peter A. Diamond e Dale T. Mortensen (Estados Unidos), Christopher A. Pissarides (Chipre/Grã-Bretanha)

Continua depois da publicidade

2009: Elinor Ostrom e Oliver Williamson (Estados Unidos)

2008: Paul Krugman (Estados Unidos)

2007: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson (Estados Unidos)

2006: Edmund S. Phelps (Estados Unidos)

2005: Robert J. Aumann (Israel/Estados Unidos) e Thomas C. Schelling (Estados Unidos)

2004: Finn E. Kydland (Noruega) e Edward C. Prescott (Estados Unidos)