Três homens foram condenados à prisão após um dos julgamentos mais longos da história de Santa Catarina. As condenações aconteceram no último sábado (11), em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense. Após seis dias, o tribunal condenou os réus com penas de 19 a 21 anos de prisão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o crime de homicídio aconteceu em 2021. À época, os acusados foram presos pela Polícia Civil de Canoinhas poucas horas após o caso. O mandante acabou preso dias depois, a partir da decretação de sua prisão preventiva pelo juízo da Vara Criminal daquela comarca.
Os trabalhos do júri começaram na última segunda-feira (6) com os depoimentos das testemunhas, etapa que só foi concluída na quinta-feira (9). Os acusados foram interrogados na sexta-feira (10) e, no sábado (11), a acusação e a defesa falaram ao juiz Eduardo Veiga Vidal, titular da Vara Criminal de Canoinhas.
No julgamento, a acusação citou que o homicídio aconteceu mediante promessa de recompensa, com crueldade e recurso que dificultou a defesa da vítima. Um deles foi apontado como mentor intelectual, alegando também motivo fútil porque, de acordo com a denúncia, ele mandou matar a vítima por ela ter iniciado relacionamento com sua ex-namorada.
Continua depois da publicidade
Já a defesa dos acusados pontuou que o trabalho da Polícia Civil foi falho e insatisfatório. Conforme o TJ-SC, apesar de ter apontado erros de procedimento a partir da análise detalhada dos trabalhos dos policiais civis, a defesa não teria apresentado nenhum documento a respeito disso aos jurados.
O júri concordou integralmente com as denúncias e tese apresentadas pelo Ministério Público e aplicou a sentença na noite de sábado, após seis dias e mais de 144 horas, uma das mais extensas sessões do Tribunal do Júri de que se tem notícia em Santa Catarina.
Leia também
Como ficou a praia de Joinville após obras na orla, pavimentação e energia elétrica
Cidade de SC abre concurso público com salário de até R$ 16,9 mil; veja como se candidatar
VÍDEO: Aeroporto de Joinville vira ponto turístico com aviões passando “colados” de casas e rua