Os catarinenses André Dutra, Josiane Lima e Norma Moura garantiram participação nas provas de remo dos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012 que serão realizados na raia de Eaton, de 31 de agosto a 2 de setembro, na Inglaterra. Será a segunda participação paraolímpica do trio de remadores adaptados do Clube Aldo Luz, de Florianópolis. Eles já estiveram em Pequim-2008.

Continua depois da publicidade

As vagas foram conquistadas durante a Copa do Mundo de Remo, em Belgrado, na Sérvia. André Dutra e Norma Couto integraram o barco do quatro com timoneiro que ficou com uma das duas vagas em jogo. A outra ficou com o barco da Itália. Josiane, campeão mundial de remo adaptado, garantiu a classificação no double skiff. O Brasil ainda conseguiu vaga no skiff simples.

– O Brasil é o único país, ao lado da Inglaterra, país-sede, que terá barcos nas três provas – contou André, pelo Skype, direto de Belgrado.

De acordo com André, a final da prova do quatro com timoneiro foi mais equilibrada e o barco brasileiro ficou atrás do italiano por apenas 0,38 centésimos de diferença. Apesar da conquista da vaga no Double Skiff ter sido mais “fácil”, Josiane Lima teve que remar no “sacríficio” devido a uma lesão. Mas o esforço valeu a pena. O trio catarinense deve retornar ao Brasil na terça-feira.

Continua depois da publicidade