Para você, o que é ter uma vida premiada? Para a Trimania, é viver momentos inesquecíveis, fazer o que se gosta, ajudar o próximo e fazer a diferença na sociedade. Por isso, há quase 20 anos, o título de capitalização vem transformando e premiando vidas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A Trimania Cap é um título de capitalização, e parte do valor da venda dos bilhetes é repassado a instituições de caridade que prestem serviços sociais de relevância para a população.
Na Região Norte, o Hospital Bethesda (mantido pela Instituição Bethesda) é o beneficiado; na Região do Vale e de Tijucas, a instituição ajudada é o Hospital Santo Antônio.
Já nas regiões da Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense, além dos prêmios sorteados semanalmente, a Trimania transforma vidas de crianças, jovens, adultos e idosos assistidos por projetos parceiros da FCB Social.
As histórias dos ganhadores e das pessoas que tiveram as vidas transformadas são temas do Minha Vida Premiada. O programa vai ao ar todas às terças-feiras, no intervalo da novela das nove. Assista ao episódio a seguir:
Continua depois da publicidade
Mais de 135 projetos já foram beneficiados
Parte do valor dos bilhetes vendidos pela Trimania Cap é revertido a entidades carentes. Nas regiões da Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense, a instituição beneficiada é a FCB Social, administrada pela Federação Catarinense de Basketball (FCB).
A FCB Social transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos atendidos por projetos e entidades sociais em mais de 80 municípios das três regiões.
Ao todo, mais de 135 projetos já foram beneficiados pela FCB Social através dos repasses da Trimania Cap. Desde 2018, mais de R$1,2 milhão foram distribuídos e 95 entidades foram atendidas.
Projetos estimulam o convívio social e o fortalecimento de vínculos
O esporte tem, como uma de suas premissas, o fortalecimento de vínculos e a sociabilidade, e o basquete não escapa à regra, principalmente por ser um esporte coletivo. E a Federação Catarinense de Basketball traz em sua essência esses princípios de coletividade e ajuda mútua. Essa é uma característica dos projetos administrados pela FCB Social, como o Centro Dia da Pessoa Idosa (criado em 2018), o Centro FCB de Convivências e Fortalecimento de Vínculos da Vila União (inaugurado 2019), e o Projeto Geração da Chico (iniciado em 2020).
Continua depois da publicidade
Esses projetos têm em comum a utilização do basquete para promover a sociabilidade e o fortalecimento de vínculos comunitários, e também oferecem capacitação a profissionais, e promovem a regulamentação e ações que unem o esporte e o social em benefício das comunidades, fortalecendo iniciativas socioassistenciais.
O Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV), localizado na Vila União, no Norte de Florianópolis, atende a 80 crianças, de seis a 12 anos, no contraturno escolar.
A cada período, 40 crianças atendidas recebem reforço pedagógico, participam de oficinas de artes, esporte, dança e música, e fazem três refeições por período: café da manhã, lanche e almoço para as turmas da manhã; almoço, lanche e café da tarde para as turmas da tarde.
O trabalho no CCFV é feito por uma equipe transdisciplinar, que conta com profissionais nas áreas de assistência social, psicologia, pedagogia, educação física, nutrição, cozinha, serviços gerais e educação social. Todos os profissionais são capacitados para oferecer o suporte às crianças e suas famílias. O CCFV também oferece atividades voltadas para a comunidade da Vila União, colocando em prática a missão de fortalecer vínculos.
Continua depois da publicidade
O CCFV realiza 25 mil atendimentos por mês, entre suporte educacional, psicológico, alimentação e materiais para a realização das atividades.
Localizado no Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis, o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI) é uma unidade de atendimento especializada do Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para idosas e idosos cuja família não tem condições de cuidar durante o dia ou parte dele.
No CDPI, as pessoas atendidas participam de atividades coletivas, sociais e comunitárias e recebem cuidados básicos de reabilitação, segurança, acolhimento e convivência familiar e comunitária. O propósito principal das atividades é desenvolver a autonomia individual e integração social da pessoa idosa, orientando os responsáveis e integrando as famílias nesse processo.
As idosas e os idosos recebem acompanhamento e são assessorados por profissionais em todas as atividades. Por exemplo: a administração de medicamentos prescritos é feita por um técnico de enfermagem; as três refeições diárias são balanceadas, preparadas segundo indicação de nutricionista; cuidadoras auxiliam na higiene e cuidados pessoais. Há, ainda, atividades ocupacionais personalizadas, acompanhamento psicológico, atividades recreativas e de inclusão social, e orientação aos familiares.
Continua depois da publicidade
Tanto o CCFV quanto o CDPI são coordenados pela Federação Catarinense de Basketball, mantidos com a parceria com a Trimania, e têm o apoio da Prefeitura de Florianópolis.
Mais recente, mas também de grande importância, foi o acordo de cooperação firmado entre a FCB, Trimania e o Projeto Geração da Chico, que permite a continuidade do trabalho de professores que oferecem as oficinas do projeto no Chico Mendes, comunidade da região continental de Florianópolis.
Com o repasse da Trimania, a FCB promove a capacitação profissional de professores e auxiliares e contribui com a manutenção das estruturas de assistência social, realizando a doação de equipamentos, promovendo cursos e ações de conscientização comunitária.
Para saber mais sobre os prêmios, as doações e como tentar a sorte na Trimania Cap, acesse o site da Trimania. Quem sabe a próxima vida premiada seja a sua!
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS
Para você, o que é ter uma vida premiada? Conheça histórias de sonhos realizados pela Trimania
Instituição pôde sanar dívidas e investir em melhorias após parceria com a Trimania