Uma disputa inédita com fortes emoções e de tirar o fôlego. É isso que promete o Warm Up Santa Catarina da Brasil Ride neste fim de semana, com provas no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis e no município vizinho de São Pedro de Alcântara. Com 450 inscritos, de 103 cidades e 16 estados brasileiros, o evento reunirá neste sábado e domingo alguns dos principais ciclistas de MTB do país, como o catarinense Ricardo Pscheidt, o mineiro Hugo Prado Neto e o suíço Lukas Kaufmann, na elite masculina, e atletas como a paulistana Viviane Favery e a catarinense Ana Luisa Panini, na feminina.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre ciclismo

Após passar pelas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, chega a vez do Sul fazer parte do calendário de provas da principal ultramaratona de MTB das Américas.

-Nós da organização da Brasil Ride sentíamos há algum tempo que já estava na hora de expandir ainda mais a realização do evento no território brasileiro. O primeiro passo visando esse objetivo foi o de levar a prova para Santa Catarina, um estado muito tradicional no esporte, com grandes nomes na história do ciclismo e locais excelentes para a prática do MTB – enaltece Mario Roma, fundador do evento.

Continua depois da publicidade

A Warm Up Santa Catarina da Brasil Ride será um marco na história do mountain bike nacional por contar com altimetrias desafiadoras, tanto na categoria pró quanto na sport. O primeiro dia de disputas terá a categoria pró, com largada e chegada no início da tarde do sábado no Resort Costão do Santinho, patrocinador principal do evento, onde os ciclistas pedalarão 16 km. No domingo o desafio será intenso em São Pedro de Alcântara. Enquanto a categoria sport terá 60 km e 2 mil metros de ascensão acumulada, na pró os atletas enfrentarão 108 km, com a altimetria histórica de 3.719 metros, nunca antes atingida em uma prova de MTB no País.

-Espero uma prova dura, em que experiência em disputas longas, estratégia correta e força mental farão a diferença. Quanto mais longo o tipo de esforço e aeróbico, mais acredito no meu potencial como atleta, porque essa é minha especialidade e também onde me sinto confortável – destaca o mineiro Hugo Prado Neto, bicampeão do Festival Brasil Ride Botucatu e um dos principais favoritos ao título do Warm Up Santa Catarina.