Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou, na quinta-feira (9), a construção do oleoduto Keystone XL, ao estimar que o governo do presidente Donald Trump não justificou de maneira adequada por que suspendeu a proibição do projeto imposta por seu antecessor Barack Obama, em 2015.
Continua depois da publicidade
A sentença do juiz de Montana Brian Morris sobre este oleoduto que pretendia unir a província canadense de Alberta com as refinarias do Golfo do México é um golpe para Trump e para a indústria petroleira e uma importante vitória para os grupos ambientalistas e para a defesa dos indígenas.
Trump havia autorizado a construção do polêmico oleoduto pouco depois de sua chegada à Casa Branca, alegando que criaria postos de trabalho e estimularia o desenvolvimento da infraestrutura.
A administração Trump anulou, assim, a decisão tomada por Obama em 2015, a qual havia revogado a permissão ao oleoduto essencialmente por razões ambientais.
Continua depois da publicidade
A sentença de ontem é temporária e requer que o governo estude com mais profundidade como o projeto afetará o meio ambiente, os recursos culturais e a fauna.
* AFP