Um tribunal do México determinou a prisão formal de Vicente Carrillo Fuentes, conhecido como “El Viceroy”, considerado o líder do cartel de Juárez até sua detenção na última quinta-feira.

Continua depois da publicidade

A medida foi decidida por “sua provável responsabilidade na execução do delito de crime organizado e prováveis delitos contra a saúde”, afirma um comunicado do Conselho da Judicatura Federal.

Fuentes, um dos protagonistas das batalhas ligadas ao narcotráfico que provocaram dezenas de milhares de mortes no país. O narcotraficante era alvo de constantes tentativas de captura, com recompensas dos governos do México e Estados Unidos de US$ 2,2 milhões e US$ 5 milhões respectivamente. Ele foi capturado pela Polícia Federal em Coahuila, um Estado localizado no norte mexicano.

Leia as últimas notícias sobre Mundo

Confira as últimas notícias de Zero Hora

Continua depois da publicidade

O acusado, de 51 anos, negou ter assassinado ou ordenado a morte de qualquer pessoa durante o interrogatório no Ministério Público.

Vicente é irmão de Amado Carrillo Fuentes, “O Senhor dos Céus”, fundador do cartel de Juárez e que durante anos foi um dos principais traficantes de drogas da América Latina. “Viceroy” assumiu o comando do grupo após a morte de Amado em uma cirurgia plástica, no ano de 1997.

O cartel, que analistas consideram muito debilitado, travou durante anos uma batalha pelo controle da fronteiriça Ciudad Juárez com o cartel de Sinaloa, de Joaquín “El Chapo” Guzmán, o narcotraficante mais procurado do mundo até sua captura, em fevereiro deste ano.

* AFP