A busca é sempre por entregar o melhor que treinou e, claro, que toda dica e ajuda é bem-vinda neste clima que antecede o Ironman 70.3, que acontece neste domingo (14) em Florianópolis. A triatleta profissional Mariana Andrade, 2ª colocada no Ironman Brasil 2023 e com 15 participações na distância full, traz dicas importantes para os participantes.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Confira a programação do Ironman 70.3 em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Dicas para os participantes do Ironman 70.3

A prova começa com a natação, sendo 1 quilômetro e 900 metros na praia dos Ingleses, no norte da Ilha de Santa Catarina, um mar que não é tão flat.

— O mar dos Ingleses é mar aberto. Então, ele fica mais suscetível a corrente e, às vezes, tem um pouquinho mais de ondas. A dica é nadar no local na véspera. E também não se apavorar, tem onda, mas não tem mistério. É mergulhar lá bem no fundo para a gente evitar aquela turbulência gerada pela onda e, depois que passar a arrebentação, é tranquilo — disse Mari.

O percurso de natação é um triângulo, e o sol nasce atrás da primeira boia. Por conta disso, uma dica da triatleta catarinense é utilizar óculos com lente mais escura para ajudar a enxergar contra o sol. O ponto de atenção ao tempo limite para os atletas completarem a natação, que é de 1h10min. 

Continua depois da publicidade

Na sequência, é a vez do ciclismo. são 90 quilômetros pedalando de Norte ao Sul de Florianópolis e percorrendo as belas paisagens da Ilha da Magia. O início do pedal é ainda entre as ruas do bairro.

Na sequência, entra na rodovia SC-401 que está com um ótimo asfalto e, depois, na SC-403. O percurso da prova é praticamente plano, com alguns elevados na cidade que são subidas leves.

— Logo no início, tem um primeiro morro saindo dos Ingleses, mas é tranquilo. Vocês ainda estarão naquela empolgação pós-natação e transição, com a torcida toda ali. Eu aconselho irem no ritmo um pouco mais leve para se acalmarem e depois entrar no ritmo de prova de vocês. Coloquem uma marcha um pouco mais leve, gira um pouco mais e respira melhor. Depois é descer fazendo render o que perderam na subida, porque essa descida é tranquila e não tem curva na sequência — afirmou Mari

Além disso, a triatleta ressalta que tem dois elevados que são com curvas mais fechadas, sendo o primeiro do Centro Integrado de Cultura (CIC) e outro pouco antes de chegar no túnel. Nesse último, caso esteja com vento em Florianópolis, a dica é ter calma porque pode ser um pouco mais forte neste local. Já na na SC-403, nas retas da conhecida Via Expressa Sul, tem mais uma dica.

Continua depois da publicidade

— Passou o túnel é aquela parte mais isolada da prova, quase sem torcida. Então, o mental de vocês tem que ajudar um pouco. E o vento lá entra mais forte, porque é uma parte mais aberta, então ficar na maior parte do tempo em uma posição mais aerodinâmica. – falou a Mari.

Dicas para a prova de corrida

A corrida fecha a prova do Ironman 70.3. Os 21 quilômetros e 100 metros são em três voltas de 7 quilômetros, onde a maior parte do percurso é lajota, ou seja, atenção com o tênis escolhido e cuidado com os retornos. A chave é aproveitar todos os postos de hidratação, além da energia da torcida, que está espalhada nas ruas dos Ingleses.

Além disso, fique ligado com as regras. Os pontos de descartes de lixo da prova são 100 metros antes e 300 metros depois. O competidor que colocar em outros locais será penalizado. Além disso, Mariana Andrade destaca outros cuidados para a disputa limpa.

— Cuidado com a questão do vácuo (ciclismo), 12 metros de uma bike para outra e 25 segundos para a ultrapassada. E a regra nova este ano, não pode botar a garrafa de hidratação dentro do macaquinho, no peito, foi uma coisa que eu usei bastante no ano passado e agora é proibido — afirmou a catarinense.

Continua depois da publicidade

Treinos feitos, dicas anotadas e agora é se manter ativo, hidratado, com sono e alimentação em dia. A largada do Ironman 70.3 Florianópolis será às 6h30min deste domingo e vai reunir atletas de todo o Brasil, além de outros 24 países.

A prova oferece vagas de qualificação por faixa etária para o mundial 2024, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro em Taupõ, na Nova Zelândia. Além destas 30 vagas, a organização oferecerá mais 15 exclusivamente para mulheres com o objetivo de aumentar a participação feminina nos eventos mundiais.

Assista também

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.