A polêmica envolvendo a demolição ou não dos beach clubs de Jurerê Internacional terá um novo capítulo na Justiça na primeira quinzena de outubro. Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, os desembargadores da 3ª turma irão julgar no começo do próximo mês se o efeito suspensivo temporário concedido em 21 de junho, que impede a demolição das estruturas, será mantido.
Continua depois da publicidade
TRF4 suspende demolição dos beach clubs de Jurerê Internacional
Na data, os desembargadores decidiram suspender temporariamente a decisão do juiz federal Marcelo Krás Borges, que determinava a remoção das construções até o fim do mês de junho. Os magistrados entenderam que a demolição era uma medida irreversível e, caso houvesse reversão da sentença em segundo grau, nada poderia ser feito.
Defensores dos beach clubs lotam audiência pública para discutir demolições
Continua depois da publicidade
Caso o TRF4 retire a suspensão, as estruturas terão de ser demolidas imediatamente. Caso seja mantida, o processo segue na Justiça com a avaliação, sem data prevista, da apelação da sentença de primeiro grau. De acordo com o procurador do Ministério Público Federal (MPF), João Marques Brandão Néto, o órgão espera que o efeito suspensivo seja retirado, permitindo a demolição.
— Nossa expectativa é que seja derrubado. Está muito demorado esse processo. É de muitos e muitos anos — afirmou.
O diretor Carlos Leite, da Habitasul, dona dos beach clubs, afirmou que irá se pronunciar sobre o assunto nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A polêmica
De um lado estão o Ministério Público Federal (MPF) e a Associação dos Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional, que pedem a demolição por entender que trata-se de uma Área de Preservação Permanente. Do outro, a Habitasul, dona das construções, os locatários dos espaços e diversas entidades do trade turístico. A Habitasul alega ter todos os documentos que comprovam a posse do local desde o início da década de 1980. Além disso, contesta a tese de que as construções estão em APPs.
Entidades e proprietários lançam ofensiva contra demolição de beach clubs
Caderno Nós: entenda o impasse judicial envolvendo os beach clubs
Demolição dos beach clubs: prefeito vai ao juiz federal

Caderno Nós: a polêmica dos beach clubs em Jurerê Internacional