O juiz federal Luiz Antônio Bonat foi escolhido nesta sexta-feira (8) como o novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele será o substituto final do agora ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, que deixou a magistratura para ocupar o cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL).
Continua depois da publicidade
A decisão foi tomada pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que julgaram o processo administrativo de remoção interna da Justiça Federal. Bonat foi escolhido por unanimidade, já que era o juiz mais antigo em atividade em todo o Judiciário Federal da Região Sul.
Atualmente, o magistrado já é o titular de outra vara federal em Curitiba, a 21ª, que é especializada em casos previdenciários. Com a remoção, ele passará a ser o responsável pelos julgamentos dos processos relativos à Operação Lava-Jato.
Experiência
Conforme a Justiça Federal, Bonat ingressou na magistratura em 1993. Durante boa parte da carreira, atuou no julgamento de processos envolvendo matérias criminais. Em nota, ele informou que deverá manter a mesma postura de Moro, quando estava à frente da Lava-Jato, manifestando-se apenas nos autos dos processos.
O juiz nasceu em Curitiba, em 1954. No ano de 1979, formou-se em direito. Ingressou na Justiça Federal como servidor, um ano antes. Atuou como auxiliar na 1ª Vara Federal da capital paranaense e como técnico judiciário na 7ª Vara Federal.
Continua depois da publicidade
Depois de passar no concurso público, em 1993, assumiu a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, no oeste paranaense e na 3ª Vara Federal de Curitiba. Ele também teve passagem por Santa Catarina, na 1ª Vara Federal de Criciúma. Em terras catarinenses, proferiu a primeira condenação penal de pessoa jurídica no Brasil, por prática de crime ambiental. Com a experiência acumulada, passou também a substituir desembargadores no TRF-4.
Próximos passos
Com a escolha dos desembargadores, o processo do concurso de remoção será encaminhado para a Corregedoria da Justiça Federal da 4ª Região. Nos próximos dias, o ato de remoção, assinado pelo presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores, será publicado no Diário Eletrônico da Justiça Federal.
Ainda de acordo com a Justiça Federal, Bonat está em Porto Alegre, substituindo o desembargador Fernando Quadros da Silva, até o dia 19 de fevereiro. Depois de deixar o posto temporário, ele deverá tirar alguns dias de férias, antes de assumir em definitivo as atribuições da 13ª Vara Federal de Curitiba.