O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) fez na manhã deste sábado o sorteio das urnas que vão partipar da votação paralela. Foram sorteadas as urnas das seções 154, em Criciúma, e da 99, que fica no Bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis. A votação paralela é um sistema de auditoria criado para dar aos eleitores a segurança de que seu voto, ao entrar na urna eletrônica, será contabilizado para o candidato que ele escolheu.

Continua depois da publicidade

Servidores da Justiça Eleitoral já foram às seções eleitorais para buscar as urnas eletrônicas e levá-las ao TCU. Nestas seções, as urnas serão substituídas por uma de contingência.

Estudantes do Educandário Imaculada Conceição, de Florianópolis, e da Escola de Ensino Fundamental Venceslau Bueno, de Palhoça, na Grande Florianópolis, presenciaram o sorteio e foram convidados a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos que concorrem nas zonas eleitorais que foram sorteadas. Os nomes e os números dos candidatos são reais, pois as urnas já estavam configuradas e lacradas com os dados dos concorrentes.

A votação paralela será realizada neste domingo, no mesmo horário da eleição oficial. A única diferença é que haverá um computador com um sistema para saber se o voto dado pelos alunos é o mesmo que está na cédula de papel. As urnas serão abertas amanhã, no fim da eleição, e devem confirmar a transparência das eleições.

Continua depois da publicidade

A comissão da votação paralela da Justiça Eleitoral catarinense é composta pelo juiz de direito Vilson Fontana, na condição de presidente, e por quatro servidores do TRE/SC: Fabiano Marcelino Vieira, Cláudia Regina Damasceno Luciano, Synara Corrêa Negrão de Paula e Sônia Maria Campos, designada como secretária da comissão.