Na tarde deste sábado (6/10), véspera de eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) reafirmou a nota oficial divulgada no mesmo dia, em que considera Ivon de Souza e Eduardo de Souza os candidatos a prefeito e vice-prefeito oficiais do PSDB em Palhoça. O esclarecimento ocorreu depois do partido divulgar uma nota comentando que os votos registrados para Ivon de Souza seriam transferidos para Newton Filho.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, os eleitores de Palhoça que pretendem voltar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) verão na urna o nome e a foto do candidato a prefeito Ivon, e de seu vice, Eduardo.
Caso a candidatura de Ivon de Souza seja indeferida após a eleição deste domingo, já que ela está em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral, os votos recebidos pelo candidato serão invalidados e não servirão para qualquer fim – é o que divulga o Procurador Regional Eleitoral André Stefani Bertuol. Se sua candidatura for deferida, os votos serão computados.
A decisão do TRE/SC foi tomada após a juíza da 24º Zona Eleitoral Daniela Vieira Soares indeferir, na última sexta-feira (5/10), os pedidos de registro de candidatura de Newton José Schwinden Filho e Rodrigo Silas de Souza, escolhidos pelo diretório municipal do PSDB para substituir Ivon.
Continua depois da publicidade
O motivo principal para o indeferimento foi a substituição não ser consentida por todos os partidos da coligação “Palhoça tem Jeito com Honestidade e Respeito”, da qual fazem parte, além do PSDB, PTB, PSL, PTN, PSC, PPS, PMN, PCdoB e PTdoB.