Três dos quatro suspeitos de comandar um desmanche de carros de luxo em Joinville detidos pela Polícia Militar nesta quinta-feira foram levados para o Presídio Regional de Joinville na manhã de sexta. De acordo com o delegado Douglas de Cinque, que estava de plantão e assumiu o flagrante na Central de Polícia, um dos suspeitos foi liberado porque não havia provas que comprovassem a participação dele.
Continua depois da publicidade
:: Confira a galeria com fotos dos veículos apreendidos ::
A Polícia Civil assume, a partir de agora, a investigação do caso. Segundo Cinque, mais testemunhas devem ser ouvidas. Também será preciso fazer contato com os proprietários dos carros que foram vítimas de roubo. Após a avaliação da perícia, o delegado vai decidir se fará a devolução dos carros que estão recolhidos em um pátio no bairro Costa e Silva.
Os boletins de ocorrências foram registrados pelas vítimas em várias cidades do Rio Grande do Sul. O delegado disse que vai requisitar esses registros para analisar como ocorreram os crimes.
Continua depois da publicidade
– Precisa de investigação e mais diligências – avaliou.
No desmanche descoberto pelo Serviço de Inteligência do 8º Batalhão da Polícia Militar havia 14 carros. Dois deles já estavam sendo desmanchados nos fundos do galpão, localizado na rua Iguaçu, no bairro Santo Antônio, zona Norte de Joinville.
No momento da abordagem, dois homens foram presos em flagrante. Horas depois, outros dois suspeitos foram detidos e mais dois carros foram apreendidos. Se fossem comprados novos, o valor dos veículos giraria em torno de R$ 1,9 milhão, considerando a Tabela Fipe.
Os veículos Santa Fé, BMW X1, BMW 528i, Hilux SW4, Idea, Mitsubishi ASX, Jetta, Hyundai i30, Kombi e duas caminhonetes S10 de cabine dupla, estavam com as placas clonadas.
Continua depois da publicidade
Um Golf com placas de Joinville que aparentemente não tem registro de roubo, também foi apreendido porque a polícia encontrou peças roubadas no porta-malas do veículo. Mais tarde, um Peugeot 207 e um Focus com placa adulterada também foram apreendidos pela PM.
De acordo com o tenente Eduardo Steil, todos os carros com placas adulteradas foram roubados em Porto Alegre. Os assaltos são recentes e os carros são novos, fabricados em 2013 e 2014. As placas falsas são de cidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A falsificação das placas foi descoberta por meio do número de chassi dos veículos.
Confira uma galeria de fotos dos carros recuperados pela Polícia Militar:
Confira a lista de carros apreendidos pela polícia:
BMW X1
Santa Fé
Caminhonete S10 (duas)
Gol
Duster
Kombi
Golf
Hilux SW4
Idea
BMW 528I
Mitsubishi ASX
Jetta
Hyundai i30
Peugeot 207
Focus