Em homenagem ao Dia Mundial Vegano, comemorado dia 1º de novembro, convidamos a nutricionista Cíntia Comelli, de Itajaí, a recomendar três receitas veganas exclusivas. Cíntia reforça que uma alimentação saudável e equilibrada é de extrema importância para saúde e bem estar.
Continua depois da publicidade
— Nossas escolhas alimentares, seja o veganismo, ou uma alimentação com presença de alimentos de origem animal, uma dieta de alta densidade nutritiva é a base do bom funcionamento de todo organismo, de termos vitalidade e disposição para o nosso dia a dia.
Leia também:
Dia Mundial Vegano chama atenção para a filosofia que tem aumentado o número de adeptos no Estado
Continua depois da publicidade
Ingredientes
3 bananas caturras maduras congeladas
¼ xícara de chocolate vegano 80% cacau derretido
2 colheres chá cheias de cacau em pó orgânico
3 colheres sopa de feijão azuki cozido (deixado de molho por 24 horas, e depois cozido apenas com água)
Modo de preparo
Retire as bananas do freezer 10 minutos antes do preparo. Coloque as bananas no liquidificador ou processador, o feijão azuki, o cacau, bata um pouco, com o liquidificador ligado vá adicionando o chocolate derretido. Bata bem e está pronto. É normalmente o chocolate endurecer um pouco em contato com a banana congelada, pequenos floquinhos de chocolate permanecerão no sorvete, e fica delicioso. Pronto sirva em seguida.
Ingredientes
½ xícara de ervilha partida deixada de molho em água por 24 horas
1 folha de louro
1 cebola picada
1 colher sopa de óleo de coco
Sal rosa e pimenta do reino à gosto
200ml de leite de amêndoas ou macadâmia
2 colheres sopa de aipim cozido
1 punhado de folhas de ora-pro-nobis deixadas no vapor por 3 a 4 minutinhos (isso é importante para eliminar o ácido oxálico) – reserve algumas folhas para enfeitar o prato
Continua depois da publicidade
150g de shitakes
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no óleo de coco, acrescente a ervilha escorrida, refogue mais um pouco, acrescente 3 xícaras de água. Deixe cozinhar até a ervilha estar macia. Colocar no liquidificador (cuidado para não bater junto a folha de louro) a ervilha com a água do cozimento, o leite vegetal, o aipim e o ora pro nobis já cozido no vapor. Bater até formar um creme. Volte a panela acrescente sal e pimenta à gosto. Cortar os shitakes em fatias, e grelhar em uma grelha de ferro untada com óleo de coco. Coloque os shitakes sobre a sopa creme para finalizar e sirva em seguida.
Ingredientes do nhoque
1/3 xícara de biomassa de banana verde 2/3 xícara de purê de abóbora cabotiá
1 pitada de sal
1 colher chá de azeite de oliva
½ xícara de farinha de grão de bico
¼ xícara de farinha de painço
¼ xícara de polvilho doce
Farinha de arroz integral até dar ponto no nhoque
Modo de preparo do nhoque
No processador colocar a biomassa, o purê de abóbora, sal e o azeite de oliva. Processe até obter uma massa homogênea. Despejar em uma bacia e adicionar as farinhas. Após obter o ponto da massa, que fica firme e sem estar grudenta, faça rolinhos e corte os nhoques.
Para cozinhá-los ferva uma panela com água, coloque 1 pitada de sal, coloque os nhoques, após subirem a superfície espere 1 minuto e estão prontos.
Continua depois da publicidade
Ingredientes do pesto
1 punhado de folhas de manjericão
100 ml de azeite de oliva
1 colher sopa de óleo de semente de abóbora
1 colher sopa de óleo de açafrão
Sal rosa e pimenta do reino à gosto
1 dente de alho
5 nozes
Modo de preparo do pesto
Batata todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Regue sobre os nhoques. Não aqueça este molho posto para preservar ao máximo os compostos bioativos, em especial dos óleos de açafrão e de abóbora que não devem ser aquecidos.