Três pessoas foram resgatadas na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, por volta das 13h desta terça-feira. Os bombeiros buscavam pelo trio desde a noite desta segunda-feira, com o auxílio do helicóptero Arcanjo e da Polícia Militar. As vítimas são dois homens e uma mulher que subiram a trilha na manhã de segunda-feira e deveriam ter retornado à noite.
Continua depois da publicidade
O resgate ocorreu no início da tarde desta terça-feira, quando a Polícia Militar acompanhou os três na trilha de volta. O trio informou aos bombeiros que não conseguiu contato com a família por eles terem ficado sem bateria no celular e então decidiram passar a noite na praia em função de uma lesão no tornozelo sofrida por um deles. Após o resgate, o trilheiro machucado passou por avaliação em hospital, mas não se tratava de algo grave.
Segundo o comandante de área dos bombeiros, apesar de o caminho ser bem conhecido e demarcado, a chuva forte que caiu no fim da tarde desta segunda-feira pode ter confundido os trilheiros que acabaram se embrenhando na vegetação.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
::: Trilhas levam à Praia da Lagoinha do Leste
::: Homem armado aterroriza jovens na Praia da Lagoinha do Leste
Segundo informações dos bombeiros, os três são de Florianópolis e já conheciam a trilha. Um parente acionou o socorro por volta das 22h30 de segunda-feira. Ele esperava o retorno do trio às 20h e não conseguiu contato via telefone com eles. As buscas começaram ainda à noite pela equipe do Grupo de Busca e Salvamento (GBS).
Os bombeiros seguiram pela trilha e percorreram toda a praia, abordando pessoas que estavam local até as 3h desta terça-feira, mas não obtiveram sucesso. Os trabalhos foram retomados pela manhã e seguiram até a localização das vítimas.
Lagoinha do Leste
A praia da Lagoinha do Leste é uma das poucas só acessadas por trilha em Florianópolis – e uma das mais bonitas da região. Há dois caminhos para se chegar ao local do Sul da Ilha de SC. Ou se contorna o costão ao sul da praia do Matadeiro ou se cruza o morro que a separa do Pântano do Sul. Os dois caminhos apresentam pontos complicados de transpor e que exigem cuidados.
Continua depois da publicidade
Orientações dos bombeiros para antes de fazer trilhas
– Antes de fazer trilha, busque informações sobre o trajeto e planeje horário de retorno
– Prefira sempre caminhadas durante o dia. À noite é mais difícil, mesmo com lanternas
– Fique atento à meteorologia
– Avise a um amigo ou parente sobre a atividade e o horário de retorno
– Busque as trilhas mais simples. Não descarte a participação de um guia em outros casos
– Evite caminhar sozinho
– Cuide com a alimentação e hidratação. Faça a previsão de alimentos para o caso de imprevistos
– Utilize roupas leves e calçados com solado antiderrapante e cano médio/longo, que preservam o tornozelo em casos de torção do pé e evitam acidentes com animais peçonhentos
– Fique atento para locais escorregadios, principalmente aclives e declives, e pedras soltas
– Leve um kit básico de primeiros socorros para fazer pequenos curativos ou imobilizações provisórias
Continua depois da publicidade
– Evite transitar na proximidade ou em costões. Cuide-se com as ribanceiras e com o movimento das ondas nos costões (você pode escorregar ou ser atingido por uma onda)
– Se perceber que está perdido, faça o caminho inverso e jamais se afaste da trilha
– Procure levar um celular para, em caso de emergência, poder solicitar socorro (apesar de não haver sinal em alguns pontos). Adote ações que auxiliem para a economia de bateria do equipamento.
– Caso tenha interesse, instale o aplicativo WhatsApp e teste o uso da funcionalidade de enviar a localização geográfica para outro usuário. Em caso de emergência, você poderá utilizar essa informação para facilitar o trabalho de busca e resgate. Para que a funcionalidade esteja disponível é necessário que o sistema de posicionamento global (GPS) do telefone celular esteja ativado.
Continua depois da publicidade
– Em caso de emergência, disque 193 (Corpo de Bombeiros Militar)