Três pessoas morreram afogadas na tarde desta sexta-feira (31) na região Sul de Santa Catarina. Os óbitos aconteceram nas cidades Jaguaruna, Orleans e Laguna, num intervalo de apenas duas horas. Em todos os casos os bombeiros chegaram a ser acionados, mas não foi possível salvar nenhuma das vítimas.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na lagoa do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, um rapaz de 24 anos perdeu a vida. Populares o retiraram da água inconsciente e ele recebeu atendimento de socorristas que combatiam um incêndio ali perto. A equipe de serviço aeromédico do Sarasul foi acionada por volta das 14h, prestou suporte avançado no resgate, porém jovem não resistiu.

Em Laguna, dois adolescentes se afogaram no Molhes da Barra por volta das 15h45min. Banhistas conseguiram resgatar um deles, mas o de 14 anos foi arrastado pela força do mar. Ele estava numa região sem salva-vidas e populares pediram ajuda pelo 193. Uma equipe do posto Mar Grosso foi encaminhada. A vítima foi encontrada sem vida por volta das 18h15min.

Na cidade de Orleans, um homem de 58 anos morreu ao tentar cruzar a nado o Rio Novo, na localidade de Ponte Petra. Ele passava o dia no local com a família e amigos quando se afogou. Os bombeiros foram acionados às 16h e fizeram buscas na água. Cerca de quinze minutos depois, conseguiram localizar o corpo.

Continua depois da publicidade

Recomendações

O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que os banhistas optem por locais com a presença de guarda-vidas. Além de placas indicativas, também é possível saber se o local conta com esse serviço através do aplicativo CBMSC Cidadão, que pode ser baixado no celular.

  • Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.
  • Crianças exigem cuidado redobrado, por isso mantenha supervisão constante.
  • Se ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, não entre na água, aproveite a faixa de areia.
  • Não ande nos costões, pois pode escorregar e cair no mar.
  • Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente.
  • Prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza.
  • Adultos também podem usar coletes salva-vidas.
  • Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.
  • Sempre acate as orientações dos guarda-vidas e atente-se às sinalizações.

Leia também

> Quem são os novos milionários de SC que ficaram ricos nesta semana

> Mãe mata vizinho em SC após flagrar homem tentando abusar da filha de 5 anos

> Bolsonaro vai ao Parque Beto Carrero em mais um dia de folga em SC

> BC proíbe caixas de som de qualquer tamanho em praias e locais públicos