A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) confirmou nesta quinta-feira (11) a morte de três pessoas, da mesma família, moradores de Jaraguá do Sul pelo vírus Influenza (H1N1). Os casos ocorreram no último mês, porém apenas dois deles haviam sido computados pelo órgão. Com esta confirmação, o município lidera o número de mortes por Gripe A no Estado junto a Joinville.
Continua depois da publicidade
Em nota Dive/SC afirmou que o pai tinha 62 anos e apresentou sintomas da doença e morreu no dia 13 de junho, mas não procurou atendimento médico, por isso não chegou a ser internado.
“A causa da morte foi declarada como parada respiratória, por isso a morte dele ainda não entrou no nosso boletim. No entanto, ainda será notificada como morte por influenza por vínculo epidemiológico (um caso no qual o paciente tem tido contato com um ou mais pessoas que têm/tiveram a doença ou tem sido exposto a uma fonte pontual de infecção).” declarou a Diretoria no documento.
A mãe tinha 59 anos e possuía doença cardiovascular, fator de risco para a Influenza. Segundo a Dive/SC ela apresentou sinais da gripe no dia 9 de junho, foi internada no dia 12 e morreu no dia 15 de junho. A filha do casal, de 36 anos, teve sintomas antes, no dia 8 de junho, porém procurou atendimento apenas no dia 14 de junho – quando foi internada – e morreu 10 dias depois, no dia 24. A Diretoria informou que ela também estava no grupo de risco por apresentar doença cardiovascular.
A Vigilância Estadual declarou que de acordo com as informações repassadas a eles, a doença foi contraída em Jaraguá do Sul e que os demais contatos da família já passaram por avaliação e não houve outras confirmações da doença no município.
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul declarou que não foi notificada oficialmente, até as 16h desta quinta-feira 11 de julho, sobre a confirmação da causa de morte de uma das vítimas, o pai da família. Informou ainda que o caso envolvendo essa família é atípico e que as equipes se mantêm alertas e preparadas para agir.
Em nota disse que houve ampla divulgação da campanha de vacinação contra Gripe A, 40.709 pessoas foram imunizadas na rede pública e outras 4.129 na rede privada e que boletins semanais com informações de casos suspeitos e/ou confirmados são gerados, assim como periodicamente são veiculados materiais de esclarecimento referentes aos hábitos que diminuem os riscos de propagação do vírus.
A administração municipal ressaltou ainda que os profissionais dos postos de saúde estão preparados para diagnosticar e tratar os pacientes assim como os hospitais da cidade. O medicamento indicado para tratar pacientes com vírus Influenza (Gripe) também está disponível.