Três pessoas invadiram uma das celas do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Itajaí, após arrombarem uma tela de proteção na madrugada deste domingo (14). Os suspeitos pela invasão ainda não foram localizados até às 16h de domingo. 

Continua depois da publicidade

Este é o segundo caso envolvendo presídios de Santa Catarina no fim de semana. No sábado (13), oito presos fugiram do Complexo da Agronômica, em Florianópolis. 

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O caso em Itajaí ocorreu por volta das 2h de domingo. Em um primeiro momento, a suspeita era de que quatro homens, armados, estariam fugindo da penitenciária. Porém, ao chegar no local, a Polícia Militar (PM) identificou que, na verdade, se tratava de uma invasão.

De acordo com a polícia, pelo menos três pessoas invadiram a cela de um dos blocos após arrombar a tela de arame que cerca o complexo. Depois, eles teriam arremessado uma bolsa no local, momento em que foram flagrados pelos agentes tercerizados da penitenciária.

Continua depois da publicidade

Um dos funcionários contou à PM que, ao tentar intervir, ouviu o barulho de tiros e gritos da sigla de uma organização criminosa. Porém, não foi possível confirmar se houve o tiroteio. Durante a ação, um dos agentes conseguiu sair do local e avisar um policial penal que estava de plantão, mas quando a equipe chegou até o bloco, os invasores haviam fugido.

A polícia chegou a fazer buscas na região, mas até a tarde deste domingo (14) os suspeitos não foram encontrados. A PM também acompanhou as buscas pela bolsa, que teria sido jogada pelos invasores. 

Em nota, o Departamento de Polícia Penal (DPP) disse que a mochila, que continha uma substância análoga à maconha, foi arremessada em uma ala do semiaberto da penitenciária. Após identificar a movimentação, foi feita uma vistoria na ala, onde foi localizada uma porção da substância, fumo e a mochila arremessada pelos suspeitos. 

O DPP diz, ainda, que todas as medidas foram tomadas para apurar as circunstâncias e responsabilidades sobre o fato. 

Continua depois da publicidade

Este é o segundo caso envolvendo penitenciárias no Estado. No sábado (13), oito detentos fugiram do Complexo da Agronômica na Capital após fazerem um buraco na parede. Até a tarde deste domingo, ninguém havia sido preso.

Veja a nota do Deap na íntegra: 

“O Departamento de Policia Penal (DDP) informa que na madrugada deste domingo (14), foi arremessada uma mochila, na ala do semiaberto da Penitenciária de Itajaí.

Os suspeitos chegaram próximos da ala do semiaberto, pela lateral do CPVI.

Ao identificar a movimentação, os policiais penais começaram uma operação pente-fino na ala e foi localizado porção de substância análoga à maconha e fumo.

Os PPs, com apoio da PM, fizeram buscas no entorno da unidade, mas ninguém foi localizado.

Todas as medidas legais e periciais foram tomadas para apurar circunstâncias e responsabilidades sobre o fato”.

Continua depois da publicidade

Leia também: 

Alargamento de Balneário Camboriú causará onda de obras em praias no Brasil

Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação

Jovem desaparecido em São Francisco do Sul é encontrado morto após quatro dias de buscas