Eles embelezam a festa e, acima de tudo, exercitam a memória popular. Os bonecos da Escola de Samba Michel Curru estão presentes na Marejada desde 2007 e nesta 26ª edição três novos personagens passaram a fazer parte do grupo de 14 figuras. Representando personalidades da região, os bonecos de três metros de altura são um incentivo ao resgate da cultura popular.

Continua depois da publicidade

Quem mora em Itajaí provavelmente já os viu, seja nos desfiles da festa portuguesa ou no Carnaval, e se pegou olhando para o alto e tentando descobrir que figura da cidade cada um deles representa. Não é difícil, por exemplo, ver pessoas discutindo sobre quem é quem.

Para não deixar ninguém por fora, um dos coordenadores da escola, Fábio de Souza, apresenta os novos componentes do grupo. Uma das novidades é o boneco Ica, um pedido de quem frequenta a Marejada e esbarra com o responsável por cuidar dos camarins da festa portuguesa. Outras duas figuras emblemáticas que tomaram forma de boneco este ano são as Marcianas (mãe e filha). Moradoras do Bairro Nossa Senhora das Graças, sendo a mãe já falecida, contagiavam a todos com sua alegria e as constantes brincadeiras.

Além das novas atrações, o conjunto tem nove figuras reais como o Nego Buti e dois personagens do boi de mamão: Maricota e Bernardo.

Como começou

Continua depois da publicidade

Os bonecos foram inicialmente feitos para os desfiles de Carnaval, mas logo passaram a compor a programação da Marejada. Criados com base em personalidades históricas da cidade, nos últimos anos têm estado presentes em todas as edições do evento, nas apresentações no Parque da Marejada e nos desfiles na rua.

Em 2007, quando a escola ainda era um bloco, surgiu a ideia de fazer os bonecos. Os primeiros foram: Michel Curru, que dá nome à escola, Arnoldo Cueca, Nego Buti e Margarete da Janela. Com os personagens prontos, a direção da escola propôs à prefeitura expor os bonecos na Marejada.

Atualmente, a agremiação é contratada para disponibilizar os bonecos, que são comandados por integrantes do grupo. Durante o restante do ano, os bonecos ficam guardados na casa de Fábio, onde são feitas eventuais manutenções. A verba utilizada para isso vem de projetos inscritos na Lei de Incentivo à Cultura e outras ações.

CONHEÇA CADA BONECO

? Michel Curru: foi jogador do Marcílio Dias e era príncipe do Carnaval de Itajaí

? Arnoldo Cueca: coordena um dos principais grupos de boi de mamão da cidade

? Nego Buti: foi jogador do Marcílio Dias, mas tornou-se conhecido por ser morador de rua

? Margareth da Janela: costumava cantar debruçada na janela na esquina da Rua Brusque

? Trudi: era dona do Bar da Trudi, um prostíbulo que funcionava nas proximidades de onde hoje é o Píer Turístico

Continua depois da publicidade

? Marcianas (mãe e filha): viviam pelas ruas do Nossa Senhora das Graças brincando com as pessoas

? Ica: cuida dos camarins localizados no Parque da Marejada e se tornou conhecido de quem frequenta a festa

? Tony Cunha: foi por muitos anos diretor da Casa da Cultura Dide Brandão

? Bento Nascimento: foi poeta itajaiense e professor de literatura

? Sorriso: morador do bairro Nossa Senhora das Graças, o catador de papelão percorre as ruas de Itajaí sempre sorrindo

? Professor Acir: foi superintendente da Fundação Itajaiense de Turismo

? Maricota: personagem folclórica do boi de mamão

? Bernardo: personagem do boi de mamão, é par da Maricota