Apesar de três ambulâncias novas terem sido entregues ao Samu de Joinville no início de março, as equipes de emergência continuam trafegando com viaturas deterioradas. Os três modelos Mercedes Benz, que custaram ao governo federal R$ 122,7 mil (cada um) permanecem ao relento no pátio do órgão na Max Colin a espera da conclusão de trâmites burocráticos. Ainda não há data definida para as ambulâncias entrarem em funcionamento.

Continua depois da publicidade

Um funcionário do Samu, que prefere não se identificar, denuncia que as ambulâncias não estão rodando porque necessitam de um novo tipo de óleo diesel, o S10, que ainda não foi licitado pela Prefeitura, e por causa do seguro, que não ficou pronto.

Além disso, duas das viaturas vieram com problemas: uma está sem ar-condicionado e outra está com uma abertura no teto, o que faz com que entre água em dias de chuva.

Enquanto isso, as equipes têm de trafegar com as três ambulâncias antigas, que estão desgastadas e podem oferecer risco aos pacientes.

Continua depois da publicidade

– É difícil, né? Tem ambulância que está com pneu careca, sem estepe. Estamos correndo o risco de chegar num cruzamento, frear e não conseguir parar, e ocasionar outro acidente -, desabafa o funcionário.

– O risco de não chegar está grand e-, completa..

Contraponto

De acordo com o gerente da unidade administrativa e financeira da Secretaria da Saúde, Hamilton Augusto do Nascimento, a licitação do seguro já foi homologada, o que ainda está pendente é a licitação do novo tipo de óleo diesel.

– Dia 9 (de abril) vamos abrir a licitação. Aí temos que dar mais cinco dias úteis para recurso -, explica.

Continua depois da publicidade

Ele esclarece que os novos modelos necessitam do diesel S10 porque os novos veículos da categoria estão sendo fabricados para funcionar com esse óleo ecológico, que reduz a poluição do ar, porém custa 20% a mais que o convencional.

Concluídas as licitações, ainda será necessário instalar o rádio nas três ambulâncias, o que, segundo Hamilton, leva pelo menos três dias. Fora os consertos na viatura que está sem ar-condicionado e na outra que está com uma abertura no teto.

– Acredito que lá pelo dia 22 de abril elas estejam rodando, se tudo der certo -, prevê.

O coordenador do Samu em Joinville, Reginaldo Kolatzki, reconhece que os pneus das ambulâncias antigas estão carecas.

Continua depois da publicidade

– Hoje (nesta segunda-feira) vão ser trocados os pneus dianteiros de duas ambulâncias, que estão em pior situação. De uma já tinha sido trocado há um mês -, informa.

Ainda segundo Reginaldo, ao invés do Samu devolver as três ambulâncias antigas ao governo do Estado, como estava previsto, assim que as novas entrarem em funcionamento, serão devolvidas apenas duas.

– Vamos ficar com uma ambulância de reserva para tentar suprir a demanda de reparos das que estarão em funcionamento -, esclarece.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, Joinville passará a contar com cinco viaturas, quatro rodando e uma de reserva.