As cidades de São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul vão participar da 'Hora do Planeta 2019' na noite deste sábado (30). O movimento voluntário foi abraçado pelas prefeituras dos municípios do Norte Catarinense como parte do movimento de sensibilização sobre as mudanças climáticas e o impacto na biodiversidade e na qualidade de vida dos cidadãos.
Continua depois da publicidade
O ato acontece das 20h30 às 21h30 e consiste em apagar as luzes pelo período de uma hora, chamando a atenção da população mundial da interferência direta dos seus hábitos na natureza. Em São Francisco do Sul a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça foi escolhida para simbolizar a 'Hora do Planeta', e ficará com as luzes apagadas por uma hora.
Em São Bento do Sul a ação acontece na escadaria da Igreja Matriz, na Praça Getúlio Vargas, Rua Barão do Rio Branco e no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Já Jaraguá do Sul terá atrações gratuitas no Parque Malwee, que realiza o 2º Luau do Planeta. O evento reúne música e gastronomia das 18h às 22h e marca o movimento mundial com iluminação especial com tochas e sorteio de brindes. Também das 20h30 às 21h30 as luzes serão apagadas.
'Hora do Planeta'
Criada em 2007 em Sydney, na Austrália, pela ONG World Wide Fund For Nature (WWF), a mobilização ganha cidades adeptas em todo o mundo anualmente. Em 2018, a 'Hora do Planeta' contou com a participação de 188 países e territórios – somando 17 mil ícones ou monumentos apagados. No Brasil, o ato simbólico envolve mais de 100 cidades e 1,5 mil monumentos.
Continua depois da publicidade
"Toda a comunidade está convidada a participar e a fazer sua parte. É importante ressaltar que por meio desse ato não existe a intenção primordial de economizar energia. O objetivo vai muito além de uma redução do consumo por apenas uma hora. O apagar das luzes simboliza o compromisso com o planeta e a necessidade constante da participação de todos nas lutas ambientais", reforça a equipe da Prefeitura de São Chico.