Três moradores de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, chegaram aos locais de vacinação para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e foram surpreendidos. A equipe de saúde identificou que o CPF deles já havia sido utilizado para receber a vacina por pessoas de outros estados.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As duas mulheres e um homem se vacinaram em dias e locais diferentes. Quando os servidores da Secretaria de Saúde colocaram os dados pessoais deles no sistema nacional, perceberam a inconsistência. A prefeitura de Caçador suspeita que os documentos dos moradores tenham sido usados por estelionatários.

— Isso nos traz uma preocupação. Agora os documentos não estão sendo usados só para roubo, mas também para a vacinação. Nós fizemos uma notificação administrativa à Secretaria de Saúde estadual e orientamos os moradores a fazerem o boletim de ocorrência. 

> SC vai equilibrar distribuição de vacinas contra Covid para garantir calendário

Continua depois da publicidade

Os números dos CPFs foram utilizados por pessoas que tomaram as doses no Piauí, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina informou os estados sobre o erro e recebeu o retorno de que seriam apenas erros de digitação. PI, RJ e MG devem fazer a exclusão dos registros para que o cadastro de vacinação dessas três pessoas possa ser feito de forma correta em Caçador.

A secretaria de Saúde municipal certificou-se de que as pessoas realmente moravam em Caçador e aplicou a primeira dose da vacina nos três moradores. O Ministério da Saúde foi notificado sobre o ocorrido.

Vacina em Caçador

Até o momento, a primeira dose foi aplicada em 54,11% da população adulta. No dia 1º de julho 47% da população adulta havia recebido a D1. 

Leia também

Casal é preso por fazer sexo na frente de crianças em motel

Trabalhador morre prensado ao tentar estacionar ônibus

Feminicídios em SC: 15% das vítimas foram mortas pelos pais