Até sábado, Jaraguá do Sul respira esporte. Três mil atletas de 75 cidades do Estado estão concentrados na cidade para disputar a principal competição catarinense sub-16, 15ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Os ginásios estão lotados com torcidas, cantos de guerra e, principalmente, de atletas ansiosos pela vitória e pelo bom desempenho.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::

Samara Walzburger, de 15 anos, viajou quase 140 quilômetros para disputar a competição pela primeira vez e observa os adversários inquieta no Ginásio da Sociedade Esportiva e Recreativa Marisol. Ela veste a camiseta de capitã da equipe de vôlei de Presidente Getúlio.

– Esse ritmo de alojamento e de viagens está comigo desde os 12 anos. A Olesc é uma competição determinante para a experiência dos atletas – conta.

Continua depois da publicidade

Há dois anos na equipe, Samara conta que a maior responsabilidade de integrar uma modalidade coletiva é saber trabalhar em grupo e se doar a cada oportunidade de ponto. Ela concilia o esporte com os estudos e o trabalho, tarefa que garante não ser fácil.

– O vôlei é uma paixão para mim, por isso me desdobro para treinar e dar meu melhor em quadra. Espero me destacar, porque na minha cidade não há oportunidade como atleta – diz.

Vitrine para jovens atletas

Com jogos simultâneos, a casa do futsal – Arena Jaraguá – recebe 16 esquipes da modalidade. Em um camarote, o time masculino da cidade ouve música e observa os adversários lá de cima. O destaque da equipe é Marcelo Augusto de Souza Bernhard, de 16 anos, que joga como ala direito.

Continua depois da publicidade

– Desde os sete anos jogo futsal. Foi o esporte que me possibilitou sair das ruas e ter um estudo. Sem falar nas diversas cidades que conheci nesses anos de esporte – revela.

Marcelo conquistou uma bolsa de estudos por meio do futsal e passou a morar no ano passado em Jaraguá do Sul. Ele é apontado como um dos atletas promissores da equipe. Unindo o talento com a paixão, Dentinho, como é conhecido no mundo dos esportes, espera que alguém observe seu talento e dê uma oportunidade na categoria adulta.

– A Olesc é uma competição que todos ficam de olho. Sonho em vestir a camisa da Seleção Brasileira, jogar por um time adulto e quem sabe ir jogar fora do País. Tenho a garra e a vibração como fatores determinantes – revela.

Continua depois da publicidade

Os jogos estão ocorrendo em 14 espaços diferentes de Jaraguá do Sul. Somente a ginástica artística, que ocorre em Blumenau, e o caratê, em Guaramirim, ficaram de fora. A partir das 13 horas, a população pode assistir os jogos, com entrada gratuita. Os times de Jaraguá do Sul disputam sempre as últimas partidas do dia.

O encerramento dos jogos está marcado para o próximo sábado, às 13 horas, no Ginásio Arthur Müller. O evento é gratuito e neste dia, será conhecido o campeão geral da Olesc.