O prédio que abrigará definitivamente a Câmara de Vereadores ainda é desconhecido, mas a busca por uma nova sede para o Legislativo blumenauense alimenta especulações e acirra discussões. Na sessão de quinta-feira o vereador Ivan Naatz (PDT) e o diretor-geral da Casa, Edson Brunsfeld (PR), bateram boca sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

::: Especialistas avaliam que sede da Câmara deve custar até R$ 15 milhões

::: Vereadores de Blumenau defendem audiência sobre compra da sede própria

::: Câmara de Vereadores de Blumenau está em busca da sede própria

Nos bastidores, comenta-se que a Casa estaria de olho em um imóvel localizado na Rua Capitão Santos, no Garcia, que por anos abrigou a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes). O presidente da Casa, Mário Hildebrandt (PSD), ex-secretário da pasta, nega e afirma que caso o proprietário do imóvel tenha interesse em vendê-lo, precisa encaminhar a proposta para a Mesa Diretora, assim como os outros candidatos.

Continua depois da publicidade

O prédio onde funcionou o Grande Hotel, entre a Rua XV de Novembro e a Alameda Rio Branco, é citado pela presidente do Sindicato da Habitação de Blumenau e Região (Secovi), Soraia Vasselai, como alternativa aos parlamentares. De acordo com ela, o imóvel estaria indo a leilão por cerca de R$ 9 milhões. Soraia acredita que o prédio tem condições de abrigar a Câmara e apenas a questão envolvendo o estacionamento precisaria ser resolvida.

– É muito boa a ideia de desfazer os alugueis. Com o dinheiro gasto nisso, dá para investir em um imóvel próprio – avaliou Soraia.

O coordenador do Núcleo Imobiliário da Acib, Alessandro Stupp, traz outra opção: defende que a nova sede esteja integrada ao projeto Centro Vivo de Blumenau, que prevê readequações na área central da cidade a fim de deixá-la mais atrativa para a comunidade. O empresário acredita que a melhor solução é a construção de um prédio nas proximidades da prefeitura.

As exigências do edital lançado dia 22 de setembro

– Localização central e proximidades no município de Blumenau.

– Área construída de aproximadamente 3,5 mil metros quadrados.

– Edificação em alvenaria.

– Área de estacionamento privativo para no mínimo 90 automóveis.

– A edificação deverá atender os requisitos previstos na legislação federal, estadual e municipal sobre acessibilidade.

– O imóvel deve estar livre e desembaraçado.

– Os imóveis que atendam aos requisitos deverão estar disponíveis para aquisição.