Três novas linhas de ônibus começaram a circular nesta terça-feira (1º) na região do bairro Carianos, nas imediações do Estádio da Ressacada e do Aeroporto de Florianópolis. A primeira manhã de operação do novo terminal é marcada também por mudanças de trânsito.

Continua depois da publicidade

Uma das linhas liga o Terminal de Integração do Centro (TiCen) ao novo terminal do Aeroporto de Florianópolis, passando pelo túnel e pela Costeira do Pirajubaé, retornando em seguida no sentido inverso.

A segunda linha é uma circular curta, entre o Terminal de Integração do Rio Tavares (TiRio) e o novo terminal aeroportuário, para atender a passageiros que moram no Sul da Ilha.

A terceira linha é uma circular mais longa, que sai do terminal antigo do aeroporto, passa no Estádio da Ressacada, entra no aeroporto novo, percorre o entorno do bairro Tapera, retorna ao aeroporto e faz ponto final em frente ao terminal antigo.

— Vamos acompanhar a demanda. A princípio estão numa faixa de 20 a 30 minutos e de 30 a 40 minutos. Se houver necessidade, avaliaremos a possibilidade de melhorar esse tempo — afirmou o secretário-adjunto de Mobilidade, Marcelo Roberto da Silva.

Continua depois da publicidade

Os horários e a localização em tempo real de cada ônibus podem ser acompanhados pelo aplicativo Floripa No Ponto.

Implantação do binário

Novo acesso à região do aeroporto
Novo acesso à região do aeroporto (Foto: Gabriel Lain/Diário Catarinense)

A partir da liberação do elevado no final da tarde de segunda-feira (30) pelo governo do Estado, começou a implantação de um binário (vias paralelas passam a ter sentidos opostos). A Rua Saul Oliveira agora segue em direção ao Estádio da Ressacada. A volta é feita pela João Sallum. Quem vai para a Diomício Freitas agora passa no lado oposto do CT do Avaí. O secretário-adjunto anuncia também a implantação de ciclofaixa.

Funcionários da Diretoria de Operações de Trânsito e agentes da Guarda Municipal implantaram, nesta manhã de terça-feira, a sinalização vertical e horizontal e orientaram motoristas.

— Vai melhorar a circulação e a segurança no bairro. Muitas pessoas ainda estão um pouco perdidas e indo para o aeroporto antigo. Alguns ficam na dúvida sobre passar em cima do elevado. É uma semana de adaptação — resume Marcelo da Silva.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias do NSC Total