Três jovens de Jaraguá do Sul terão a experiência de desbravar outros continentes por meio do intercâmbio. A primeira a partir será Ana Carolina Buzzarello, que passou em primeiro lugar na prova regional do Rotary Club. Neste sábado, a jaraguaense de 18 anos viaja para Aalborg, na Dinamarca.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Continua depois da publicidade

Ela faz parte do Rotary Club Jaraguá Vale do Itapocu. Assim como Martin Douglas Brownrigg, de 16 anos, e Melina Rafaela Caregnato, de 18 anos, que também foram aprovados no teste em 11º e 16º lugar, respectivamente. No ano passado, eles passaram por uma seleção realizada em duas etapas. A primeira avaliava o português e o inglês. Já a segunda era focada em questões psicológicas e no desempenho do candidato em situações do cotidiano. Depois de muito esforço e estudo, Ana Carolina conquistou o primeiro lugar e o direito de escolher para qual destino iria.

– Eu queria Alemanha, Dinamarca ou Holanda. Por fim, fiquei com a Dinamarca. Eu terei três famílias hospedeiras e ficarei três meses em meio em cada casa – conta Ana Carolina.

Com quase tudo pronto, Ana está ansiosa para decolar para a nova cidade. Ela irá cursar um ano do Ensino Médio mais atividades culturais, que é a proposta do intercâmbio. Enquanto não está em casa, sua família irá receber uma intercambista de Taiwan.

Continua depois da publicidade

– Eu fiquei focada no intercâmbio e deixei para pensar na universidade quando voltar. Quero aprender o dinamarquês e melhorar o meu inglês – afirma com determinação Ana Carolina.

Martin e Melina embarcam para seus destinos apenas no final do mês. O garoto de 16 anos escolheu os Estados Unidos como roteiro, ele ficará com uma família rotariana e nas férias já tem um destino: Flórida. Já Melina escolheu Taiwan como novo lar, ela quer aprender o mandarim (idioma local) e novos costumes.

– Estou fazendo algumas aulas para chegar conseguindo dar “oi”, pelo menos. Decidi pelo lugar porque queria algo diferente mesmo da minha realidade – revela.

Continua depois da publicidade

Para Martin, o intercâmbio vai servir como forma de amadurecimento. Ele pretende conhecer pessoas novas e aprender muito sobre uma nova cultura. Hoje a família Brownrigg recebe um intercambista alemão que também passará quase um ano em solo jaraguaense.

Campanha

No próximo sábado, Rotary Club Jaraguá Vale do Itapocu irá realizar um pedágio solidário para erradicar a poliomielite. Serão oito pontos de coletadas para comprar medicamento para países que não conseguirem erradicar a doença.

Os pontos funcionarão das 9 às 12 horas. Toda a arrecadação será enviada para o Rotary International, uma organização de voluntários que faz parte da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio – uma parceria público-privada que também conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, o Unicef e a Fundação Bill e Melinda Gates. Toda quantia arrecadada será triplicada graças a um acordo por meio do qual a Fundação Bill e Melinda Gates está equiparando em 2:1 todas as contribuições do Rotary à luta contra a paralisia infantil, que ainda está presente em alguns países da Ásia e da África.

Continua depois da publicidade

Pontos de coleta

1. Prefeitura, rua Walter Marquardt – Barra do Rio Molha;

2. rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira com rua João Planincheck – Nova Brasília;

3. Hotel Etalan, rua Adélia Fischer com rua Max Wilhelm;

4. Esquina da rua Marina Frutuoso com rua Ângelo Schiochet;

5. Rede Feminina, rua Bernardo Dornbusch com rua Procópio Gomes de Oliveira;

6. Colégio HOMAGO, rua José Theodoro Ribeiro;

7. Posto MIME, rua Epitácio Pessoa com rua Bernardo Grubba;

8. Colégio São Luís, com rua Expedicionário Joao Zapella com rua Marechal Deodoro;