Uma operação para apurar possíveis fraudes em licitações na região do Planalto Norte de Santa Catarina está em execução. Nesta sexta-feira (7), a Polícia Civil cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em empresas de auto peças e oficinas mecânicas, em Mafra. Três homens foram presos por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A operação é da Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Eles receberam a possibilidade de pagar fiança no valor de R$ 10 mil cada. O foco da investigação é a participação de empresas em pregões públicos para o fornecimento de peças automotivas e serviços mecânicos para as prefeituras da região.
> Joinville registra primeira morte por dengue
A investigação conta com o apoio da Prefeitura de Mafra. Até agora, a polícia descobriu que, na prestação de serviços e no fornecimento de peças para a manutenção da frota de veículos municipais, inúmeras notas fiscais eram fraudadas com informações ideologicamente falsas. Ou seja, havia simulações de venda de peças, que na verdade nunca foram instaladas nos veículos. O mesmo ocorria com relação ao valor das horas de trabalho prestadas.
Continua depois da publicidade
As suspeitas das possíveis fraudes envolveriam ex-funcionários públicos. Em razão disso, podem ter ocorrido, em tese, os crimes de peculato; corrupção ativa e passiva e falsidade ideológica. Durante as investigações foram recuperadas baterias e lubrificantes desviados da Prefeitura Municipal de Mafra. As investigações prosseguem sob o comando da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Mafra.
Leia também:
> Inicia recuperação de rua no Centro de Joinville; proposta de calçadão é descartada
> Portuários protestam contra privatização e pedem vacinação no Porto de São Francisco do Sul