Motoristas terão que enfrentar neste ano mais uma temporada de longos congestionamentos nos três principais gargalos da BR-101. Em Laguna, considerado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) um dos trechos mais complicados, faltam cerca de 11 quilômetros para a entrega da duplicação da rodovia, além da conclusão da ponte Anita Garibaldi. O término da obra do túnel do Formigão, em Tubarão, promete desafogar o trânsito. Na Grande Florianópolis, os túneis do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ainda nem sairam do papel.
Continua depois da publicidade
Em Laguna, cerca de 70 mil veículos passam diariamente pelo trecho da BR-101. No Morro dos Cavalos, que recentemente ganhou mais uma pista, motoristas enfrentam o risco de acidentes. Em Tubarão, as péssimas condições da rodovia condensam ainda mais o fluxo na altura do Morro do Formigão.
O atraso de obras e a falta de manutenção são problemas recorrentes que atravancam o desenvolvimento e a expectativa de crescimento do turismo catarinense. Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) aponta prejuízo para a economia do Estado. Para o presidente da entidade, Glauco José Côrte, uma alternativa seria fazer uma concessão para manter a manutenção da rodovia até a conclusão das obras. – SC perdeu competitividade nos últimos anos porque nossa infraestrutura é deficiente.
No Morro dos Cavalos, por exemplo, foi concluída em novembro a quarta pista, solução paliativa até a construção de dois túneis que fazem parte do projeto de duplicação da BR-101. A obra, que tem prazo de conclusão para o segundo semestre de 2017, ainda aguarda o licenciamento. O inspetor da PRF Luiz Graziano observa que o fluxo melhorou consideravelmente após a quarta faixa, mas sem acostamento o local ainda fica a mercê de congestionamentos e acidentes caso um veículo tenha problemas mecânicos. Mesmo paliativa, a obra também teve atrasos após impasses entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal por conta de uma área indígena na região. A assinatura do contrato ocorreu no dia 6 de junho deste ano.
Continua depois da publicidade
O engenheiro civil Ricardo Saporiti, responsável pelo estudo da Fiesc, observa, por exemplo, que no Morro do Formigão, onde o túnel está em fase de conclusão, as demais obras entre o Rio Tubarão e a localidade de Sertão dos Correias foram iniciadas somente agora. Além disso, encontra-se ainda em licitação o viaduto no bairro Sertão dos Correias e a restauração do pavimento entre os km 337,6 e 338,7, ambos em Tubarão.
Calendário de conclusões
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a construção dos túneis no Morro dos Cavalos está na fase de revisão do projeto. A licitação deve ser lançada ainda em dezembro deste ano.
Em Laguna, a nova ponte está com 91,76% de toda a estrutura da travessia concluída. A obra deve finalizar em maio de 2015.
Continua depois da publicidade
A conclusão do túnel do Formigão e os acessos em Tubarão estão previstos para maio. A manutenção do trecho é de responsabilidade do DNIT, que aguarda assinatura do contrato com a empresa para os devidos reparos na pista.