Quando o estudante Adrian Lucas Neckel, 10 anos, da Escola Básica Municipal Ana Lúcia Hiendlmayer de Indaial, ficou em 1º lugar na região Sul no projeto Livro das Crianças: Contadores de Histórias Encantadas, a reação foi de surpresa. O susto foi ainda maior quando, junto ao nome dele, estava o de duas colegas de turma: Jeanne Kubiack e Amabile Korc. Então, surgiu uma curiosidade: como três histórias dos alunos da mesma escola foram selecionados para um projeto nacional de literatura no qual concorriam mais de 9 mil estudantes de todo o país?

Continua depois da publicidade

Coincidência ou talento? Não na Escola Básica Municipal Ana Lúcia Hiendlmayer, de Indaial. Lá, além de aprender a ler e escrever, os estudantes, capitaneados pela diretora Sherley Simone Jennerich Kubiack, são estimulados a desenvolver habilidades técnicas e criativas através do desenho, do teatro, da dança, da música e da informática.

Para 2012, por exemplo, a unidade escolar já possui um projeto de curtas-metragens, no qual os alunos vão aprender e desenvolver desde o roteiro até fazer as filmagens com a ajuda da professora Anna Carolina Zatelli Krambeck, do laboratório de informática pedagógica:

>>>Blog +Lazer : Confira as histórias e os vídeos produzidos pelos alunos da Escola Básica Municipal Ana Lúcia Hiendlmayer de Indaial<<<

Continua depois da publicidade

– Fazemos muitos trabalhos multidisciplinares e isso é muito importante, os alunos se envolvem e gostam. No frente do computador, eles se transformam e gostam de interagir, estão sempre questionando. Vale a pena estar com eles.

Adrian estuda nesta escola desde a pré-escola, hoje está no 4º ano. Segundo as professoras, é um menino criativo, que gosta de escrever sobre o que está acontecendo no mundo. Na história premiada escrita por ele, A Árvore Que Dava Dinheiro, depois de a árvore crescer e dar frutos, o menino da história usou o dinheiro para construir casas para os desabrigados das enchentes.

– O Adrian é muito inteligente, entende o que acontece no mundo. Nos textos, ele consegue até usar de ironia, são muito bem construídos. Ele também gosta de dar sua opinião – lembra a professora Andrea de Souza.

Continua depois da publicidade

Em casa e na escola, a leitura preferida do menino tímido, que responde a maioria das perguntas com um sim e um menear de cabeça, são os gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. Adrian ainda gosta de desenhar, inclusive ilustra as próprias histórias. Os mapas também são uma paixão, lembra a professora Andrea, contando que o menino pode achar qualquer lugar no globo.

Infância conectada

Para Jeanne Kubiack, o interesse da escola pelo desenvolvimento dos alunos foi fundamental. Diagnosticada com surdez aos três anos, a família junto com o colégio começou a usar textos literários para seu progresso. A mãe e a professora liam e a pequena repetia as palavras. Hoje, Jeanne participa de todas as atividades, faz teatro, canta e dança.

E cria suas próprias histórias, como é o caso de O Caderno de Receita de Fadas, inscrita no concurso. No futuro, pretende ser médica. Mas, por enquanto, coloca seu talento no blog Bloingblog (bloingblog.webnode.com.br).

Continua depois da publicidade

A diversão de Amabile Korc é a internet, em especial, postar vídeos no YouTube. A menina tem até um canal no site (MaELa199). E também abastece um blog, o Tudo Animal (tudoanimal.wordpress.com). Na escola, não deixa as tarefas de lado. Para o concurso, Amabile escreveu sobre a Caverna Perdida, um texto longo e de imaginação fértil. Aliás, as professoras dizem que ela escreve bem e com português perfeito.

Livro das Crianças

O projeto Livro das Crianças: Contadores de Histórias Encantadas é uma iniciativa da Endesa Brasil, empresa de distribuição de energia, cujo objetivo é incentivar a leitura e a escrita. Puderam se inscrever meninos e meninas dos 4º e 5º anos de escolas do país que, além de escreverem a história, tinham que gravar um vídeo ilustrado com narração feita por eles. Além dos três indaialenses, mais 48 crianças farão parte do livro, que será distribuído em 2012.