A prefeitura de Florianópolis começou nesta quarta-feira (4) a primeira fase da licitação para definir da empresa que fará a gestão do estacionamento rotativo. As três empresas interessadas realizaram a conferência mútua da documentação.

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A partir de agora, a comissão de licitação vai finalizar a análise desses documentos e validar as empresas participantes para a abertura das propostas de preços. Os procedimentos seguintes são os de homologação da empresa vencedora e prova de conceito, para que a administração avalie a capacidade técnica da empresa em gerenciar o estacionamento público rotativo de Florianópolis.

Florianópolis está sem Zona Azul desde 13 de setembro deste ano. A prefeitura rompeu o contrato com a empresa Dom Parking, que explorava o serviço desde 2016, com a alegação de que a companhia não repassava ao município os valores arrecadados com o estacionamento rotativo. A prefeitura cobra um valor de cerca de R$ 19 milhões. A empresa nega e diz que a falta de fiscalização inviabilizou a arrecadação.

Pouco mais de um mês após romper o contrato, em 21 de outubro, a prefeitura de Florianópolis publicou novo edital para o estacionamento rotativo – que ao menos por enquanto não vem mais sendo chamado de Zona Azul. A intenção é gerar até 5 mil vagas.

Entre as mudanças previstas está a presença de sensores em cerca de 1 mil vagas, para indicar aos motoristas onde estão os espaços vagos para automóveis. Os usuários precisarão indicar a vaga que estão utilizando. Uma fiscalização por leitores de placas para indicar se os carros estão habilitados e há quanto tempo estão na vaga também deve integrar o sistema.

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Outra novidade é o fato de que agora os valores irão direto para a conta da prefeitura, que pagará um valor fixo à empresa vencedora da contratação, pelo aluguel dos equipamentos. Antes, era a empresa quem arrecadava os valores e precisava repassar uma parte ao município.