Três em cada cinco pontos de balneabilidade estão próprios para banho em Santa Catarina. É o que aponta o relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na sexta-feira (21). Ao todo, 236 pontos do litoral catarinense foram analisados na última amostra. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na nova análise, cinco novos pontos de coleta foram acrescentados: um na Praia de Itapoã em Itapoá; um ponto na Praia Cerro em Barra Velha; e três pontos em Governador Celso Ramos, sendo um na Praia de Calheiros, um na Praia de Ganchos de Fora e um na Praia de Palmas. 

Na análise, a pesquisa apontou que 154 pontos estão próprios para banho – o índice representa 65,3% do Litoral Catarinense. Além disso, houve uma melhora de um boletim para outro, já que na semana passada eram 61% pontos adequados para o mergulho. 

Em contrapartida, 82 praias não estão próprias para mergulho. Só em Florianópolis, por exemplo, são 17 que estão sem condições para receber banhistas, o que representa 19,54% do total de pontos de coleta. 

Continua depois da publicidade

Mapa mostra a situação da balneabilidade em Santa Catarina
Mapa mostra a situação da balneabilidade em Santa Catarina (Foto: IMA/Divulgação)

Como ocorre a coleta? 

O monitoramento de balneabilidade do IMA é feito em 27 municípios do Litoral catarinense, contemplando do Sul ao Norte do Estado. Para analisar a qualidade da água, as equipes fazem coletas de até um metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. 

Depois, esse material é encaminhado para exames bacteriológicos durante 24 horas. Para que se tenha um resultado confiável, são necessárias cinco semanas consecutivas de coleta. 

É levado em consideração aspectos como condições de maré; incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local; e a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta. 

A lista completa das cidades onde há pontos próprios para banho podem ser conferidas no site do IMA. 

Continua depois da publicidade

Leia também: 

SC tem estabilidade nas internações mesmo com explosão dos casos de Covid-19

SC e outros estados receberão mais doses pediátricas contra Covid-19