Três dos oito partidos que possuem pré-candidatos à prefeitura de Florianópolis já marcaram suas convenções: PMDB, PSD e PSDB. A estratégia da maioria das siglas nesta época é realizar o evento no fim do mês para ter mais tempo para as negociações de formação de alianças.

Continua depois da publicidade

PSD e PSDB farão suas convenções no dia 30. Os pessedistas têm como pré-candidato o deputado estadual Cesar Souza Junior e os tucanos apostam em João Batista Nunes. O PSD já tem indicação de vice, que será feita pelo PP, mas ainda tenta trazer o PSDB para sua coligação.

Ainda sem pré-candidato a vice definido, o PMDB é o único a adotar uma estratégia diferente, marcando a convenção para o dia 17, quase duas semanas antes do prazo final. Uma das razões é a consolidação da candidatura do secretário municipal de Governo, Gean Loureiro, que tem sido alvo de especulações dentro do próprio partido.

– O diretório já tomou a decisão, o prefeito já tomou a decisão (sobre sua candidatura), mas é óbvio que a convenção consolida e também acaba com as especulações – admite Gean.

Continua depois da publicidade

DEM e PV ainda não marcaram oficialmente a data, mas também pretendem deixar para o final do mês. PC do B, da deputada e pré-candidata Angela Albino, quer marcar uma data única com os partidos aliados (PT, PR e PRB). PSTU pretende definir a data nesta semana e PSOL não atendeu a reportagem.

Dos partidos que já definiram que indicaram vices em coligações, o PP fará a convenção no dia 30 e PT ainda não definiu data. O prazo para realização das convenções começa no próximo dia 10 e termina no dia 30.