Todo o empreendedor precisa ter uma certeza na vida: a de que vai, eventualmente, precisar de crédito – seja para um novo investimento, para manter a operação ou para um momento em que a empresa precise de fôlego em sua fase de amadurecimento.
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Mesmo com toda a demanda dos bancos para a aprovação de crédito, há algumas coisas que o empreendedor tem que ter em mente no momento de pedir um dinheiro extra:
1. O banco vai, sim, exigir bastante da sua paciência
Embora seu gerente personifique o cenário, não é ele que decide ou não se você receberá a verba. O comitê de crédito do banco o fará. O comitê é especializado em analisar o risco de cada empréstimo, avaliando todos os pontos da empresa, do negócio e do cenário econômico que podem levar aquele cliente a não pagar conforme acordado.
O gerente enfrentará todos os outros gerentes do banco solicitando crédito para diversos clientes diferentes, em um comitê com recursos limitados. É ele quem fará o papel de advogado da sua empresa, na defesa de que ela tem mais vantagens competitivas, melhor gestão dos recursos e, obviamente, gerará caixa e terá condições de repagar o banco. E quando o comitê questionar aquele calcanhar de Aquiles da companhia, o gerente precisa estar munido de argumentos que justifiquem que a ela conseguirá superá-lo, ou que não seria um risco material. Caso contrário, um gerente melhor preparado e com uma tese de investimento mais bem contada estará assinando o contrato com seu respectivo cliente no dia seguinte, enquanto você recebe a ligação com a negativa.
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2. Informe bem o seu gerente sobre tudo o que acontece na empresa
Portanto, é fundamental que o gerente saiba o que está acontecendo no dia a dia da sua empresa e quais são as perspectivas. A melhor forma de mitigar o stress do comitê de crédito é antecipar-se e diversificar. Seja próximo dos seus bancos, procure outros que têm apetite para o seu negócio e faça o exercício de mostrar o racional da empresa antes de precisar dos recursos. A proximidade despertará interesse e confiança por parte dos bancos.
A demonstração de que a empresa está no controle do seu negócio e tem um planejamento bem detalhado do fluxo de caixa também contará muitos pontos. Ao solicitar montantes e prazos adequados ao fluxo de recebimentos, a empresa demonstra que aquele recurso será a solução, e não a postergação do seu problema.
3. Com calma, o crédito vem sem que você peça
Após desenvolvida esta relação com o banco, pode ser que o gerente não ligue mais para pedir informações, mas para oferecer oportunidades de crédito que sejam alinhadas ao seu negócio. Além de captar o recurso certo (e não aquele que está disponível), a companhia terá mais fôlego para negociar melhores condições contratuais, além de taxas e tarifas mais atrativas.