Além da Serra, o Sul de Santa Catarina também é rota turística para quem busca enoturismo. Isso porque a região conta com uma uva típica, a Goethe, que é ingrediente principal das produções de vinhos locais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Veja três cidades do Sul catarinense com vinícolas para conhecer e degustar um bom vinho:
Urussanga
Localizada a 20 quilômetros de Criciúma, Urussanga é uma das cidades que compõe os Vales da Uva Goethe. Esse foi o primeiro município da região a cultivar a fruta. Lá, é possível visitar diversas vinícolas, tais como Casa Del Nonno, Vinícola Mazon e Trevisol.
Além disso, a cidade costuma promover a tradicional “Festa do Vinho”, anualmente, em agosto. O evento reúne gastronomia, atrações musicais e claro, um catálogo repleto de vinhos produzidos localmente.
Continua depois da publicidade
Nova Veneza
Uma cidade bastante marcada pela ligação com a imigração italiana. Quem vai a Nova Veneza, Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, não pode deixar de harmonizar massa com um bom vinho.
O município conta com vinícolas como Borgo e Casa Savoia. Como nas outras cidades próximas, muitos estabelecimentos pertencem a famílias tradicionais da região e passam o amor pelo vinho de geração a geração.
Orleans
Assim como Urussanga e Nova Veneza, Orleans também faz parte dos Vales da Uva Goethe. É neste território que estão as parreiras onde são produzidas uvas com a tradição trazida da Itália pela família Bianco. O negócio passou de pai para filho e a vinícola Bianco se consolidou como uma das principais da região.
Veja fotos das cidades para degustação de vinhos no Sul de SC
Continua depois da publicidade
Leia mais
Quem é Frei Egídio, religioso que pode ser o primeiro santo da Diocese de Criciúma
Cidade de SC “congela” com sensação térmica de -26,9°C nesta quinta