Florianópolis, Chapecó e Porto União serão as três cidades catarinenses premiadas nesta quarta-feira, no prêmio Brasil Sorridente do Conselho federal de Odontologia (CFO). O evento está na 9a edição e será no Il Campanário Villagio Resort, em Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O Prêmio Brasil Sorridente, instituído pelo CFO em 2005, em parceria com o Ministério da Saúde, busca reconhecer as cidades que realizam trabalhos em prol da saúde bucal de seus moradores.

Florianópolis e Chapecó ficaram em segundo lugar nas categorias municípios acima de 300 mil habitantes e entre 50 e 300 mil habitantes respectivamente. Já Porto União ficou em terceiro lugar, na categoria municípios até 50 mil habitantes.

Na avaliação do Conselho Federal, 10 quesitos foram levados em consideração, entre eles a comprovação da existência de formação permanente para profissionais que atuam na saúde bucal. Outro aspecto usado na contagem dos pontos é a presença de uma assistência odontológica especializada no município.

Continua depois da publicidade

Florianópolis possui duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a terceira está em fase final da construção. Nestas unidades, a presença de equipes odontológicas com atendimento de urgência e emergência é um diferencial.

Além de equipes da Saúde Bucal em todas as unidades de saúde que fazem o atendimento primário, o município conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas que estão localizadas uma na Policlínica do Centro, e outra na Policlínica do Continente.

Conheça as cidades classificadas:

? Municípios com população até 50 mil habitantes:

1º lugar: Canindé de São Francisco – SE

2º lugar: Arapoti – PR

3º lugar: Porto União – SC

4º lugar: Capitólio – MG

5º lugar: Vassouras – RJ

Municípios com população entre 50.001 a 300 mil habitantes:

1º lugar: Resende – RJ

2º lugar: Chapecó – SC

3º lugar: Varginha – MG

4º lugar: Presidente Prudente – SP

5º lugar: Cambé – PR

Municípios com população acima de 300 mil habitantes:

1º lugar: Vitória – ES

2º lugar: Florianópolis – SC

3º lugar: Manaus – AM

4º lugar: Ponta Grossa – PR

5º lugar: Jundiaí – SP