A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), emitiu um comunicado nesta quinta-feira informando que, após exames laboratoriais, o órgão descartou as suspeitas de três dos quatro casos de meningite registrados em Indaial, no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Ainda no comunicado desta quinta-feira, o órgão confirmou a doença em um paciente de 28 anos, internado no Hospital Beatriz Ramos. A Dive-SC informou que o caso registrado no paciente é do tipo bacteriano.
Contudo, segundo a vigilância, apesar da doença ser grave, podendo levar a morte, esse tipo não é transmissível e que por esse motivo, a bactéria não causa surtos. Com o registro de quatro casos suspeitos de meningite no município, a Secretaria de Saúde de Indaial chegou a emitir um alerta à população nesta quarta-feira.
Meningite
A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.
A transmissão ocorre pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação.
Continua depois da publicidade