Os surfistas Peterson Rosa (PR), Neco Padaratz (SC) e Armando Daltro (BA) são as únicas esperanças do Brasil avançar às oitavas-de-final da etapa de abertura do World Championship Tour (WCT), na Gold Coast, na Austrália. Apesar do Dia Internacional da Mulher, neste sábado, dia 8, as quartas-de-final femininas do Roxy Pro foram mais uma vez adiadas para a continuidade da competição masculina.
Continua depois da publicidade
Depois de encabeçar a lista de recordes com uma grande apresentação em sua estréia no primeiro dia, Armando Daltro participará do primeiro confronto do domingo contra o defensor do título do Quiksilver Pro, o australiano Joel Parkinson.
Na disputa seguinte, Peterson Rosa pega o campeão mundial do WCT 2001, o norte-americano C. J. Hobgood. O irmão gêmeo deste, Damien Hobgood, será o adversário de Neco Padaratz na 14ª bateria.
As oito baterias restantes da repescagem e as oito primeiras da terceira fase do Quiksilver Pro foram disputadas em ondas de até dois metros de altura na praia de Snapper Rocks, neste sábado.
Os brasileiros competiram em seis baterias, com o paranaense Peterson Rosa ganhando a disputa caseira contra o paraibano Fábio Gouveia, que terminou em 33º lugar no evento, junto com Flávio Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Victor Ribas (RJ) e Danilo Costa (RN).
Continua depois da publicidade
O pernambucano Paulo Moura chegou a vencer sua bateria na repescagem, mas acabou eliminado na terceira fase e ficou em 17º lugar na classificação geral. Depois de despachar Lee Winkler na repescagem, Paulo Moura voltou ao mar para disputar uma vaga às oitavas-de-final contra o também australiano Taj Burrow na quarta bateria.
A terceira começou com o australiano Mick Fanning registrando um novo recorde de 19,07 pontos de 20 possíveis logo na primeira bateria. Na segunda, o havaiano Sunny Garcia surfou o tubo mais longo do campeonato para derrotar Cory Lopez, dos Estados Unidos.