Gringos 3 x 0 Brazucas. Esse foi o saldo das três primeiras baterias da segunda fase do Nova Schin Festival WCT Brasil, disputadas nesta quarta, dia 29, no costão esquerdo da Praia da Armação, em Florianópolis, no pico conhecido como Caldeirão.

Continua depois da publicidade

A repescagem era a última tábua de salvação para seguir adiante na única etapa sul-americana do World Championship Tour, a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional. Assim, três brasileiros foram os primeiros eliminados da luta pelo título.

Os degolados são dois locais – Fabrício Machado e Diego Rosa – e uma estrela nacional, no caso, o bicampeão brasileiro, o carioca Leonardo Neves. Fabrício teve uma parada indigesta logo na abertura da segunda fase.

Encarou o atual campeão mundial, o havaiano Andy Irons, que ocupa a vice-liderança no ranking do WCT e é um dos três surfistas que disputam diretamente o título da temporada, ao lado do hexacampeão mundial, o norte-americano Kelly Slater, e o australiano Taj Burrow.

A disparidade de currículo entre os dois adversários desmanchou-se na espuma do Caldeirão. Fabrício deu um sufoco em Irons e esteve bem perto de eliminar o campeão, que virou a cinco minutos do final, com duas boas ondas seguidas – na primeira, executou um floater (descer pela espuma da onda, no momento em que ela quebra); e na segunda, deu três batidas fortes de backside.

Continua depois da publicidade

Depois da emocionante bateria, a sensação de alívio de Irons era evidente.

– Diminuiu um pouco a pressão sobre mim – comemorou o havaiano, que liderou o ranking durante boa parte da temporada, mas foi ultrapassado por Slater após a última etapa, em Mundaka, na Espanha.

– Não conhecia ele (Fabrício), mas fiquei surpreso, ele surfou muito bem e me deu trabalho – elogiou Irons.

Na bateria seguinte, outro local, Diego Rosa, perdeu para o australiano Michael Lowe. Neste caso, o estrangeiro teve bem mais facilidade para avançar que no confronto anterior. E, por mais estranho que possa parecer, as condições favoreceram quem veio de fora.

– Acho que deveriam ter esperado entrar o terral (vento que sopra da terra para o mar). Essa onda daqui é muito balançada, favorece os gringos. Mas não perdi por isso – disse Rosa.

Continua depois da publicidade

Fechando a segunda fase, Léo Neves, que conquistou o bicampeonato brasileiro na semana passada, em Itaúna, no Rio de Janeiro, foi eliminado pelo norte-americano Taylor Knox.

Nas últimas cinco baterias da primeira fase, realizadas pela manhã desta quarta, os vencedores foram os irmãos norte-americanos Cory e Shea Lopez e os australianos Luke Hitchings, Chris Davidson e Lee Winkler.

e veja fotos do campeonato