Após duas semanas de disputas foi encerrado na terça-feira o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Ilhabela (SP), e a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina encerrou a competição com excelentes resultados na bagagem, incluindo três classificações para o Sul-Americano da classe, um terceiro lugar geral por equipes e dois terceiros lugares individuais com Clara Meyer Mateus e Davi Neves.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira foi realizada a décima segunda e última regata do programa de competições para os veteranos. Após as 12 regatas realizadas, Guilherme Menezes encerrou a competição em 10º lugar geral, garantindo a primeira vaga do ICSC no Sul-Americano. Uma posição atrás veio seu irmão, Fernando Menezes, também confirmado na competição internacional.

A terceira vaga de SC no Sul-Americano ficou com Clara Meyer Mateus. Vigésima colocada na classificação geral, a catarinense conquistou o terceiro lugar no naipe feminino subindo ao pódio da principal competição de vela de base do país. Com isso, Clara, Fernando e Guilherme farão parte da equipe nacional que disputa o Sul-Americano de Optimist, em Algarrobo, no Chile, no mês de abril.

Além dos três velejadores, o ICSC contou com a participação de mais sete velejadores na competição. Pela flotilha ouro, João Carlin encerrou sua participação na 42ª posição. Já na flotilha prata, o ICSC foi representado por Eric Marchini (6º), Brenda Furlin (8ª), Livia Nogueira (10ª), Pedro Nunes (32º), Gabriel Vantajo (45º) e Luana Silva (46ª).

Resultados do Iate Clube de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Optimist:

Continua depois da publicidade

– Clara Meyer Cardoso, Fernando Menezes e Guilherme Menezes – Classificados para o Sul-Americano

– Clara Meyer Cardoso, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira – Equipe SC 1 – Terceira colocada no Brasileiro por Equipes

– Clara Meyer Cardoso – 3ª colocada Feminino (Veteranos)

– Davi Neves – 3º colocado Geral (Estreantes)