Uma determinação feita por meio de uma nota técnica publicada em janeiro de 2013, pelo governo de Santa Catarina, mobilizou uma equipe de fiscais para vistoriar academias de ginástica em todo o Estado. Ontem, o Procon estadual e municipal, o Conselho Regional de Educação Física (CREF), a Vigilância Sanitária e a Seinfra visitaram seis academias em Joinville. Três foram fechadas e as demais notificadas.
Continua depois da publicidade
– O problema é que primeiro eles (empresários) abrem e depois vão atrás dos documentos, quando deveria fazer o contrário – destacou o fiscal da Seinfra, Geraldo Moehlmann.
As academias interditadas pela comissão não apresentaram os alvarás de funcionamento e sanitário e não tinham profissionais habilitados. Segundo a fiscal do CREF, Leandra Capanema, é preciso que o profissional formado esteja presente na academia. O estagiário, que normalmente é um acadêmico, não pode ficar sozinho, pois ele depende de orientações do profissional.
As academias interditadas foram a Civi Nova, no bairro Nova Brasília; a Perfetto, no Anita Garibaldi e a Milton Ribeiro, no Paranaguamirim.
Continua depois da publicidade
A Ritmo da Forma, no Floresta, foi notificada porque precisa atualizar o alvará de funcionamento. No alvará atual não está especificada a venda de suplementos e roupas. O horário de funcionamento discriminado no documento também não está compatível.
A Centauro, no Iririú, também foi notificada porque precisa atualizar o alvará de funcionamento. Neste caso, o problema é com a estrutura do prédio.
A Califórnia, no Bucarein, segundo o Procon, foi notificada porque precisa atualizar o alvará sanitário.
Continua depois da publicidade
A comissão também apreendeu produtos que estavam com o prazo de validade vencido nas academias Civi Nova, Ritmo da Forma e Centauro.
O Procon ainda cobrou multa de quem não possui o Código de Defesa do Consumidor no estabelecimento.
Nesta quarta-feira, novas academias serão vistoriadas em Joinville. A comissão já passou por Chapecó, Criciúma, Rio Negrinho, Canoinhas, Florianópolis, Biguaçu, São José, Palhoça, Araranguá e Blumenau.
– O consumidor tem que saber dessas irregularidades – avaliou o agente de fiscalização do Procon Estadual, Sérgio Roberto dos Reis.
Continua depois da publicidade
O que dizem as academias
INTERDITADAS
Civi Nova
O dono, que preferiu não se identificar, disse que o problema está nos entraves burocráticos do município e que está providenciando a documentação necessária.
Milton Ribeiro Academia
O proprietário Milton Ribeiro informou que a documentação já está sendo encaminhada pelo contador e que já estava providenciando a contratação de profissionais habilitados.
Perfetto
A reportagem tentou contato por telefone, mas o número dava como inválido.
NOTIFICADAS
California
Conforme a proprietária, o alvará já está atualizado. O que faltava era o Código de Defesa do Consumidor que foi impresso na hora.
Continua depois da publicidade
Ritmo da Forma
O proprietário não quis conversar com a reportagem.
Centauro
O proprietário Francisco da Silva está procurando regularizar o alvará, mas está enfrentando entraves burocráticos na Prefeitura. Ele também precisa que o proprietário do prédio, que é alugado, regularize o alvará de construção.