Três a cada quatro catarinenses receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. Segundo dados do Monitor da Vacina do NSC Total, nesta quinta-feira (17), 75,24% da população catarinense está com o esquema primário completo. Isto representa um total de 5.456.877 de aplicações. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Se levar em conta apenas a população vacinável, ou seja os grupos aptos a receber o imunizante no Estado, o percentual sobe para 80,65%. Atualmente, podem ser vacinados em Santa Catarina pessoas a partir de 5 anos. 

Os idosos, entre 60 e 69 anos, são os que apresentam o maior percentual de vacinados com o esquema primário: 103,38%, com 649.724 aplicações. O número é maior que 100% pois ultrapassou a quantidade de pessoas estimadas pelo Estado para essa faixa etária. 

Já os adolescentes são os que têm a menor cobertural vacinal, com 53,3%. Ou seja, 293.070 pessoas entre 12 e 17 anos receberam a segunda dose da vacina até esta quinta-feira em Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Porém, um ponto que preocupa os órgãos de saúde são aqueles que ainda não retornaram para receber a segunda dose do imunizante. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), até 14 de fevereiro, 745.244 pessoas não haviam retornado para completar o esquema primário, sendo 419.190 da AstraZeneca, 161.254 da Coronavac e 164.800 da Pfizer. 

Em relação à dose de reforço, 1.771.056 catarinenses estão com a vacina atrasada. Até esta quinta-feira, segundo o Monitor da Vacina, 1.574.825 doses de reforço foram aplicadas em Santa Catarina, o que corresponde a 30,5% da população apta a receber o imunizante (adultos com mais de 18 anos). Entre os idosos, a cobertura é de 63,65%. 

> Taxa de transmissão da Covid cai em SC, mas cenário reforça cautela, dizem especialistas

Baixa cobertura em crianças também preocupa Saúde 

Pouco mais de um mês do início da vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos, a baixa cobertura também preocupa o Estado. De acordo com dados do Monitor da Vacina, até esta quinta-feira, 138.159 catarinenses nessa faixa etária receberam a primeira dose da vacina — o número representa 21,49% do público alvo. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista à CBN Diário, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, alegou que o percentual atual preocupa e está longe de ser o ideal em Santa Catarina. Para ele, um dos motivos para a lentidão na aplicação das doses está na politização em torno da vacina. 

— Estamos evoluindo de uma forma interessante, mas temos uma outra questão que é a politização da vacina das crianças e que trouxe insegurança para os pais. Quando o Ministério da Saúde coloca uma consulta pública para ter vacinação das crianças ou pede um atestado médico para tomar a vacina, acaba criando uma certa preocupação por parte dos responsáveis — salienta. 

Até esta quinta-feira, 6.018.452 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid em Santa Catarina. O número representa 88,95% da população vacinável e 82,98% da população do Estado, de acordo com dados do Monitor da Vacina. 

Leia também: 

Casos de Covid caem em SC, mas alerta segue com chegada do Carnaval

Acelerar vacinação de crianças contra Covid pode salvar 430 vidas até abril, diz estudo

SC mantém alto percentual de internados com Covid em UTIs apesar de queda nos casos ativos