Os trens de alta velocidade de Paris, na França, foram alvos de ataques horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos. A informação foi divulgada pela as autoridades francesas. O caso aconteceu na madrugada de quinta-feira (26), com o roubo e incêndio dos cabos de fibra óptica que enviam informações sobre os trajetos dos trens para a segurança dos motoristas. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os ataques fizeram com que as operações da maior parte dos Trens de Alta Velocidade, o TGV (na sigla em francês), fossem paralisadas. Os transportes ligam Paris às cidades próximas e seriam o meio usado por quem mora nos arredores ou está hospedado próximo à cidade para chegar à abertura dos Jogos Olímpicos.
Tempo real: Acompanhe a cerimônia de abertura de Paris 2024
As estações que ligam Paris a cidades como Lille, no norte, Bordeaux, no oeste, e Estrasburgo, no leste, foram os principais alvos. Segundo a imprensa local, mais de 800 mil pessoas foram afetadas pelos ataques.
Continua depois da publicidade
As autoridades francesas chamaram os ataques de “ação criminosa” e estão investigando o caso. Até a manhã desta sexta-feira, entretanto, ninguém havia sido preso. No X, antigo Twitter, o ministro dos Transportes, Patrice Vergriete publicou que “condena veementemente estes atos criminosos” e que trabalha para restaurar o tráfego.
“Atos coordenados atingiram várias linhas do TGV na noite passada e irão perturbar gravemente o tráfego até este fim de semana. Condeno veementemente estas ações criminosas”.
Des actes de malveillance coordonnés ont visé cette nuit plusieurs lignes TGV et perturberont fortement le trafic jusqu’à ce week-end. Je condamne fermement ces agissements criminels qui vont compromettre les départs en vacances de nombreux Français. Un grand merci aux équipes de…
— Patrice Vergriete (@P_Vergriete) July 26, 2024
Leia mais
Veja 7 uniformes “diferentões” que estarão na cerimônia de abertura de Paris 2024
Continua depois da publicidade
Catarinense será porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas