Um forte tremor atingiu nesta quarta-feira uma ampla região do sul do Peru, gerando pânico entre a população de diversas cidades, informou o Instituto Geofísico americano (USGS).
Continua depois da publicidade
Para o Instituto Geofísico do Peru (IGP), a magnitude foi de 6,9 graus na escala Richter.
O sismo foi registrado às 11h42min locais (13h42 de Brasília), com epicentro localizado no Oceano Pacífico, a 72 km ao sul da localidade de Lomas, no distrito de Acari, a uma profundidade de 30 km, no departamento de Arequipa, 1.000 quilômetros ao sul de Lima.
– O sismo não causa tsunami – informou à rádio RPP Alberto Bisbal, do Instituto de Defesa Civil, afirmando que relatórios da Direção de Hidrografia e Navegação de Guerra peruana não indicam manifestações irregulares no mar.
Informações preliminares destacam que algumas casas de adobe no distrito de Acari foram afetadas com um colapso parcial, disse Bisbal.
Continua depois da publicidade
A Polícia Rodoviária reportou que, a partir do movimento, ocorreram deslizamentos nos sopés do vulcão Chachani, em Arequipa, e deslizamentos em dunas que bloquearam algumas estradas próximas ao epicentro.
O terremoto, o de maior magnitude dos cerca de 140 registrados até agora este ano no Peru, foi percebido com diferentes intensidades em pelo menos oito departamentos do sul e da região central do país.
Em Arequipa e na vizinha Moquegua, os moradores foram rapidamente para as ruas e ainda estão em áreas seguras como parques.
O alerta atingiu também os departamentos de Tacna, Cusco, Apurímac, Ica, também no sul, assim como Lima e Junín, na zona central do país.
Continua depois da publicidade
Na capital, o movimento telúrico foi sentido principalmente nos prédios altos, provocando a retirada de muitas pessoas.
Os sismos são frequentes no Peru, país situado no Cinturão de Fogo do Pacífico, região que registra 80% da atividade sísmica mundial.