Um trem descarrilou por volta das 15 horas desta quarta-feira no pátio ferroviário Rio do Morro, no bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville. Ninguém ficou ferido, mas o acidente provocou transtornos para os motoristas e moradores da região. O trem estava carregado com soja, mas a carga não foi prejudicada porque apenas a locomotiva descarrilou.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
O motorista Walter Assunção, 30 anos, mora na rua paralela ao trilho de trem. Ele diz que estava em casa quando escutou a buzina do trem e o barulho da brita onde a locomotiva caiu após sair dos trilhos. Segundo ele, às vezes acontece de algum trem parar naquela região, principalmente, porque ali é um ponto de encontro de duas linhas férreas que desembocam em apenas uma. No entanto, o morador garante que esta foi a primeira vez em que houve um descarrilamento no local.
De acordo com a Rumo, companhia responsável pelo trem, uma sindicância interna foi aberta para apurar quais as causas do acidente. Profissionais trabalharam durante a tarde e início da noite para colocar o trem novamente nos trilhos e liberar a passagem de veículos. A babá Janaína Budal Arins, 44 anos, teve que esperar quase meia hora para conseguir sair de carro do local.
— Eu vim com minha prima pegar a filha dela no CEI do outro lado do trilho. Ela teve que pular entre os vagões para ir pegar a menina — conta.
Continua depois da publicidade
As crianças começaram a sair do CEI por volta das 18 horas e vários familiares usaram os espaços entre os vagões para atravessar as crianças e até mesmo bicicletas. Um dos homens que trabalhava para resolver o problema com o trem orientava as pessoas para pularem com segurança, evitando qualquer acidente.
O trilho atravessa duas ruas (6 de Janeiro e outra sem nome) que dão acesso ao bairro Parque Guarani. Por causa do acidente, a grande maioria dos motoristas deu meia volta e buscou outro caminho para chegar ao bairro vizinho.