Karol Meyer nasceu em Recife (PE), mas ainda pequena a família retornou às origens paternas alemãs na cidade de Joinville. Aos 12 anos se mudou para Florianópolis onde começou a conviver cada vez mais com a água. Agora com 46 anos, acumula recordes em apneia e ministra cursos para quem quer melhorar sua capacidade de ficar submerso aproveitar melhor o fundo do mar.
Continua depois da publicidade
::: Confira dicas de lugares para praticar mergulho em Santa Catarina
::: Mergulhadores desafiam o fôlego na prática de apneia no mergulho livre
::: Veja mais sobre esportes no Aventura SC
Continua depois da publicidade
– Minha motivação é olhar para o mar e querer mergulhar. Hoje procuro não me fixar em recordes, um dia isso passa, acaba. O melhor da vida é curtir nossa passagem e minha forma de fazer isso é estar perto do fundo do mar e levar as pessoas para conhecerem isso – confessa a atleta.
Entre os alunos dos cursos de Apneia Total que Karol Meyer ministra estão atletas de caiaque, surfistas, nadadores e pessoas que desejam ter uma melhor interação com a água e mais qualidade de vida. Ao entender a próprias capacidades do corpo, é natural o sentimento de segurança dentro da água.
– Para realizar apneia é preciso primeiro aprender a respirar corretamente. Uma vez atingido esse estágio, passa ser natural o mergulho de forma confortável.
Continua depois da publicidade
::: Aventura SC #1 – Caiaque Extremo
::: Aventura SC #2 – Sandboard
Marcelo Dippe é administrador, mas no tempo livre pratica surfe, kite e pesca esportiva com o uso de arbalete(espécia de arpão armado com elástico). A melhora da capacidade de apneia resultou diretamente no maior sucesso da pesca e também em um surfe mais tranquilo.
– Quanto mais tempo e mais fundo consigo ficar com segurança na água, mais sucesso posso ter na pesca. No surfe, meu rendimento melhora porque desperdiço menos energia quando fico submerso e portanto pego mais ondas – avalia Dippe, que melhorou seu tempo de submersão de 4 min para 5 min e 30 segundos e a profundidade de 17 metros para 27.
Mas Dippe ressalta que o exercício de apneia também reflete em qualidade de vida fora d´água. A concentração durante o mergulho resulta em melhor desempenho e gera um autoconhecimento em aspectos físicos e mentais que permitem trabalhar o foco nas atividades de trabalho e lazer.
Continua depois da publicidade
– Respirar com calma e com plena capacidade relaxa a mente e corpo. Então é mais fácil dar foco e atenção às prioridades do dia – explica Dippe.
Recordes da Karol Meyer
Apneia estática: 7min 18 segs. – Panamericano
Profundidade Sul- Americano feminino: 100 metros
Profundidade Tandem Mundial (dupla): 121 metros
Recorde mundial feminino de estático hiperoxigenado (com inalação e O2 puro antes): 18 min 32 segs. 59′
Recorde mundial feminino Scandalopetra: 69 metros